João Pessoa
Feed de Notícias

Provas do Enem serão realizadas neste sábado e domingo

sexta-feira, 5 de novembro de 2010 - 15:18 - Fotos: 
Aproximadamente 94 mil alunos inscritos na Paraíba participam neste sábado (6) e domingo(7) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os exames serão realizados em 42 municípios do Estado e em todas as unidades da Federação a partir das 13h, horário de Brasília. Na Paraíba a aplicação das provas será a partir das 12h.

Dentre os locais de realização do exame em João Pessoa estão o Liceu Paraibano, o Sesquicentenário, o Pio XI, o Colégio Interativo, a Escola Estadual Luiz Gonzaga Burity, o Unipê e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

De acordo com a gerente de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Iara Andrade, será observado o seguinte calendário de provas: no sábado, das 13h às 17h30 – Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e no domingo, das 13h às 18h30 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.

Segundo Iara, os candidatos deverão chegar ao local de prova com uma hora de antecedência do horário fixado para o início do exame. “Os candidatos deverão comparecer para prestar o exame munido de cartão de inscrição, documento oficial com retrato e caneta esferográfica preta e não será permitido o uso de aparelho celular, relógio, calculadora, lápis grafite e borracha” orienta a gerente.

O candidato poderá conferir o local de prova no endereço eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) (WWW.enem.inep.gov.br) ou ligar para o Fala Brasil através do 0800-616161.

O Enem tem por objetivo estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como  modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo de trabalho; oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder a sua auto-avaliação com vistas as suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo de trabalho quanto em relação à continuidade de estudos.

A participação no Enem é voluntária e o aluno que não fizer a prova não sofre nenhuma sanção. Mas os resultados do Enem-2010 podem ser utilizados para a seleção total ou parcial de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas, estaduais, federais ou privadas através do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo, fase única, sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; primeira fase; combinado com o vestibular da instituição e como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da SEEC