João Pessoa
Feed de Notícias

Provas do ‘Avaliando Idepb’ serão aplicadas nas escolas nesta quarta

terça-feira, 25 de setembro de 2012 - 11:55 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O Governo do Estado aplica, nesta quarta-feira (26), para 68.264 alunos das 805 escolas da rede estadual, as provas do Avaliando Idepb (Índice de Desempenho Educacional da Paraíba). O processo de avaliação será efetuado com alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio por meio da Gerência de Programas de Avaliação (Proava) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Avaliando Idepb será aplicado anualmente com o objetivo de buscar dados relativos ao desempenho das escolas da rede estadual em tempo rápido. Com isso, a SEE espera construir políticas públicas visando o desenvolvimento do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação e dos projetos pedagógicos de cada escola.

Para a secretária interina de Estado da Educação, Márcia Lucena, “a avaliação vai contextualizar a educação no Estado, dando respostas à Secretaria da Educação, no âmbito da gestão pedagógica e das políticas públicas”.  Ainda segundo ela, os resultados vão gerar os seis cadernos de dados dessa avaliação para que também sejam avaliados os educadores para trazer uma visão ampla dos sistemas no Estado.

O método de avaliação já é adotado em mais 16 estados do país e segue as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).