João Pessoa
Feed de Notícias

Prova Brasil será aplicada na Paraíba para 110 mil alunos

sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 12:38 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), através do Programa de Avaliação, fará a aplicação do exame a partir desta segunda-feira (16) até o dia 27 de novembro, para 110 mil alunos das redes estadual, municipais e por amostragem na rede particular. Para isso foram selecionados e treinados 350 técnicos que serão distribuídos em pólos nas sedes das 12 Gerências Regionais de Educação e Cultura (GRECs).

A Prova Brasil foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, serve de componente para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade da Educação.

A gerente de Avaliação da Secretaria da Educação, Iara Andrade, informa que a Prova Brasil é aplicada na sala, no momento da aula. “Inclusive a escola não deve modificar a sua rotina junto ao aluno para aplicação do exame”, alertou.

A Prova Brasil é realizada a cada dois anos, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado; concorrer para a melhoria da qualidade de ensino, reduzir as desigualdades e incentivar a democratização da gestão.

O exame avalia alunos da 4ª e 8ª séries, atualmente 5º e 9º anos, do Ensino Fundamental das escolas públicas, urbanas e rurais, com 20 ou mais alunos, por série. Avalia as competências e habilidades dos alunos em leitura e matemática, aplica questionários sobre as características individuais do aluno e sua trajetória escolar, dissemina os resultados em parceria com estados e municípios.

Maiores informações pelos sites: www.mec.gov.br, www.inep.gov.br, ambiente Virtual http://provabrasil2009.inep.gov.br e pelo Programa de Avaliação da SEEC por meio do telefone: 3218-4054.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da SEEC