Fale Conosco

5 de novembro de 2013

Prorrogado prazo das inscrições para Curso Técnico em Vigilância em Saúde



O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prorrogou, até 21 de novembro, o prazo de inscrições para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde (TVS) – turmas Juru e Itaporanga. São 80 vagas: 40 alunos para cada município. O objetivo é formar e qualificar os trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS) lotados nos municípios que integram as 7ª e 11ª Regiões de Saúde da Paraíba.

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde é destinado aos trabalhadores do SUS e tem duração de dois anos, totalizando 1.440 horas/aula, sendo 1.200 teórico/prática e 240 horas de estágio curricular obrigatório em todas as áreas da Vigilância em Saúde.

A carga horária semanal é de 16 (dezesseis) horas, conforme pactuado na Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região de Saúde atendida pelo curso, podendo haver variações durante o período de estágio ou necessidade da turma.

Estão aptos a se inscreverem no processo seletivo, trabalhadores municipais de saúde que preencherem os seguintes requisitos: ter escolaridade de nível médio completo (2º grau) até a data de início do curso; estar no exercício de cargo público em função de nível médio, atuando no campo das vigilâncias do SUS; ser indicado e autorizado pelo respectivo secretário (a) Municipal de Saúde; possuir endereço eletrônico (e-mail) e conhecimentos básicos de informática e ter disponibilidade de carga horária de 16 horas semanais para desempenhar as atividades do curso.

O candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na plataforma Moodle, nos endereços virtuais: http://moodle.saude.pb.gov.br/tvscefor-itaporanga.php, para os municípios de Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho d’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande; e http://moodle.saude.pb.gov.br/tvscefor-juru.php, para os municípios de Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares. O formulário, depois de preenchido, deverá ser impresso, assinado e enviado, via Correios, juntamente com os demais documentos.

Para efetivar a inscrição, cada candidato deverá encaminhar, exclusivamente via Correios, toda a documentação, preferencialmente por SEDEX c/ AR (Aviso de Recebimento) ou Carta Registrada, conforme sua opção, para o endereço: Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba- CEFOR-RH/PB – Av. Dom Pedro II, nº. 1826 – PB, CEP: 58.040-440 – Torre – João Pessoa – Secretaria Escolar.

Documentos necessários à inscrição: formulário de inscrição preenchido on line; termo de compromisso devido e completamente preenchido; RG; CPF; certidão de quitação eleitoral (disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral: http://www.tre-pb.gov.br/eleitor/certidaoquitacao.html); diploma ou declaração de escolaridade do nível médio; carteira de reservista (para candidatos do sexo masculino); cópia do comprovante de residência em seu nome, do cônjuge ou pais; 1 foto 3×4; cópias dos contracheques dos últimos três meses (os valores devem ser ocultados); carta de indicação e autorização do gestor municipal.

O processo de seleção será, em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: 1ª etapa (eliminatória) análise da documentação; 2ª Etapa (eliminatória e classificatória) entrevistas descentralizadas, realizadas nos municípios sede de Juru e de Itaporanga.

A lista de homologação das inscrições e a convocação para a 2ª Etapa do processo seletivo será divulgada na plataforma Moodle SES/CEFOR/PB (http://moodle.saude.pb.gov.br/tvsceforselecao2014.php) e no site do Governo do Estado (http://www.paraiba.pb.gov.br).

A entrevista abordará conhecimento sobre o processo seletivo, disponibilidade e interesse, em participar, integralmente do curso (aulas, avaliações, metodologias ativas e atividades em grupo e etc.), habilidades em informática e conhecimentos sobre o SUS.