Fale Conosco

2 de agosto de 2012

Prorrogadas inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2013



As inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2013 foram prorrogadas até o dia 26 de agosto. Os selecionados terão a oportunidade de fazer um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, onde participarão de diversas reuniões, encontros, atividades culturais e de voluntariado.

Para se inscrever é preciso que o candidato preencha alguns critérios, como ter idade entre 15 e 18 anos (até a data da viagem), boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do ensino médio na rede pública, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral. Além disso, o estudante deve estar engajado por pelo menos um ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado e nunca ter viajado aos Estados Unidos.

Até dezembro, serão selecionados 35 estudantes brasileiros da rede pública, que tenham excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Para o secretário de Estado de Educação, Harrison Targino, esse programa é muito importante para a propagação da nossa cultura e experiência para o estudante:  “O jovem embaixador terá a oportunidade de conhecer novas culturas e também difundir a nossa. Representando nosso estado, nosso país, o jovem embaixador mostrará nosso senso de responsabilidade social e aperfeiçoará a sua fluência no inglês. É uma ótima oportunidade para o aluno e para o estado”, disse o secretário.

As inscrições, informações e instruções para inscrição no programa estão disponíveis no site da embaixada (www.embaixada-americana.org.br) e o pacote do programa no site: www.jovensmbaixadores.org/2013

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) é parceira nesse programa e também pode fornecer informações pelos telefones: 3218-4015/4079, na Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc), no 3º andar da sede da SEE, no Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa.

O programa – O Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino.  O programa acontece sempre no mês de janeiro.  Na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington, participam de reuniões com autoridades do governo, visitam escolas públicas e projetos sociais.  Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam em atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.