Fale Conosco

4 de junho de 2012

Prorrogadas as inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa



Foram prorrogadas até o dia 22 deste mês as inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. A disputa envolve professores e alunos do ensino fundamental. O prazo, que terminaria no dia 25 de maio, foi ampliado em virtude do grande volume de acessos ao site.

Segundo o secretário de Educação da Paraíba, Harrison Targino, o programa busca contribuir para o aprimoramento da prática didática de professores de Língua Portuguesa da rede pública e tem como objetivo estimular a leitura e escrita.

A Olimpíada da Língua Portuguesa é realizada a cada dois anos. Nos intervalos, são executadas ações presenciais e à distância para professores, além de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas.

Nesta edição da Olimpíada, haverá as seguintes categorias: Poema (destinado aos alunos do 5º e 6º anos), Memórias (para alunos do 7º e 8º anos), Crônica (9º ano do fundamental e 1º ano do médio) e Artigo de opinião (estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio).

O professor inscrito deve estimular seus alunos a escreverem um texto com o tema “O lugar em que vivo” conforme as categorias ofertadas. A Olimpíada terá cinco etapas: Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional. Os textos serão avaliados por Comissões Julgadoras. Os vencedores (professores, alunos e escola) receberão prêmios que variam entre medalhas, notebooks com impressora, tablets, além de livros, microcomputadores e retroprojetores.

O secretário Harrison Targino destaca que a experiência também proporciona capacitação dos professores. “Ao acompanhar seus alunos na competição, eles integram o processo de formação, as redes oferecem cursos e oficinas de revisão de conteúdos da Língua Portuguesa”, avalia o secretário.

Inscrição – Os professores interessados em participar podem se inscrever através do endereço eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br. Ao efetuar a inscrição o docente recebe, durante dois anos, a revista na ponta do Lápis, publicação que tem o objetivo de contribuir para a formação do professor.

O cronograma de atividades, regulamento, critérios de avaliação, entre outras, estão disponíveis no site oficial da Olimpíada. Outras informações na Secretaria de Estado da Educação (SEE), através do telefone: 3218-4887/4094.