João Pessoa
Feed de Notícias

Prorrogadas as inscrições para a Maratona Joaquim Nabuco

terça-feira, 10 de novembro de 2009 - 17:00 - Fotos: 

As inscrições para a Maratona Escolar Joaquim Nabuco foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (13). Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas podem produzir seus textos e encaminhar para o e-mail maratona.antares@gmail.com ou pelos Correios para o seguinte endereço: Instituto Antares, Rua Visconde de Pirajá nº 142 – Salas 1201 a 1203 – Rio de Janeiro-RJ, CEP 22.410-003.

A primeira fase da Maratona, realizada no período de 1º de outubro a 13 de novembro, será destinada à produção textual. As redações deverão ser desenvolvidas em prosa, contendo no máximo 30 linhas, podendo ser digitadas (2.1000 caracteres – corpo 12, espaçamento simples) ou apresentadas em manuscrito, com letra legível.

Lançamento e normas – A iniciativa é realizada pela Caixa Econômica Federal (CEF), com apoio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) e Academia Brasileira de Letras (ABL).  Em João Pessoa, o  lançamento oficial do concurso foi feito pelo secretário da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, no auditório do Lyceu Paraibano, onde os alunos da rede pública tiraram dúvidas sobre o regulamento do concurso.

O concurso terá como tema ‘A Importância de Joaquim Nabuco, sua Vida e sua Obra’, em homenagem ao centenário de morte do escritor celebrado em janeiro de 2010. Durante o concurso serão realizadas conferências ministradas por membros da ABL sobre o escritor pernambucano. Esses encontros darão oportunidade aos estudantes brasileiros de conhecer os imortais da ABL, além de incentivar discussões literárias dentro do âmbito escolar.

As redações serão recebidas pelo Instituto Antares, que irá selecionar os cinco melhores textos de cada município brasileiro envolvido na Maratona. Após essa análise, serão encaminhadas para avaliação da Academia Brasileira de Letras as 15 melhores redações selecionadas entre os estados brasileiros. O resultado final será divulgado na primeira semana de dezembro. Ao final do concurso, serão premiados os professores orientadores e os estudantes dos cinco melhores textos produzidos com viagens pelo Brasil e distribuição de livros sobre Joaquim Nabuco.

Quem foi – Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, que nasceu em Recife (PE) no dia 19 de agosto de 1849 e faleceu em Washington (EUA) a 17 de janeiro de 1910, foi um brasileiro político, diplomata, historiador, jurista, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Joaquim Nabuco se opôs de maneira veemente à escravidão, contra a qual lutou tanto por meio de suas atividades políticas e quanto de seus escritos. Fez campanha contra a escravidão na Câmara dos Deputados em 1878 e fundou a Sociedade Antiescravidão Brasileira, sendo responsável, em grande parte, pela Abolição em 1888. Após a derrubada da monarquia brasileira, retirou-se da vida pública por algum tempo.

Mais tarde serviu como embaixador nos Estados Unidos da América (1905-1910). Passou muitos anos tanto na Inglaterra quanto na França, onde foi um forte proponente do pan-americanismo, presidindo a conferência de Pan-Americanos de 1906. Nabuco foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, tomando assento na cadeira que tem por patrono Maciel Monteiro.  

Augusto Magalhães, da Assessoria de Imprensa da SEEC