Fale Conosco

3 de setembro de 2009

Promoção é da Secretaria do Desenvolvimento Humano e do Conselho Estadual do setor



Com o tema ‘Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS’, começou em Sousa a 1ª Conferência Regional de Assistência Social promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Conselho Estadual de Assistência Social.  O evento acontece até esta sexta-feira (4), no Centro de Treinamento da Educação,  reunindo aproximadamente 100 participantes.

O público alvo é formado por representantes de toda a região, incluindo delegados eleitos nas Conferências Municipais, representantes governamentais e da sociedade civil, entre outras autoridades.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Flávio Barros, a primeira fase municipal foi realizada em junho, quando cada município elegeu um delegado. “Esses delegados participam da regional, onde além do debate do tema, também discutem propostas e prioridades para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social. O resultado desse encontro será levado para a fase estadual (João Pessoa), em outubro e depois para a nacional, em novembro, na cidade de Brasília”, comenta.

Ele reforça que o objetivo é debater diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS, na perspectiva do fortalecimento dos Conselhos de Assistência Social, estimulando a participação da sociedade civil no controle social das políticas públicas. A conferência teve a presença do secretário executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, padre Nilson Nunes. “Desta vez uma resolução garante a participação do usuário nas conferências. De cada regional, um quarto dos delegados eleitos serão usuários do sistema”, explica Padre Nilson.

As conferências regionais acontecerão em Patos nos dias 9 e 10, no Waterplay; em Campina Grande, nos dias 14 e 15, no Garden Hotel. A Conferência Estadual será em João Pessoa, nos dias 23 e 24 deste mês, no Hotel Ouro Branco.

Dentro do tema, serão discutidos os subtemas: protagonismo do usuário, financiamento da assistência social, o trabalhador e o Sistema SUAS, entidades de atendimento, bases para financiamento e co-financiamento de Estado e municípios.

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH