João Pessoa
Feed de Notícias

Promoção de oficiais e entrega de veículos marcam Dia dos Bombeiros

terça-feira, 3 de julho de 2012 - 08:55 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho entregou, na segunda-feira (2), oito veículos novos ao Corpo de Bombeiros da Paraíba e promoveu 45 oficiais. A solenidade marcou as comemorações do Dia Nacional dos Bombeiros. Com quatro viaturas ‘híbridas’ – que podem ser usadas em operações de resgate, salvamento terrestre ou combate a incêndio – e quatro ônibus novos, a corporação terá a capacidade de atender ocorrências de grande porte potencializada. Na aquisição dos veículos, o Governo do Estado investiu mais de R$2,7 milhões.

Durante a cerimônia, realizada no Palácio da Redenção, o governador reafirmou o compromisso com a corporação, tanto no que se refere às melhorias na estrutura e condições de trabalho quanto ao assegurar a promoção dos oficiais por mérito. O chefe do Executivo lembrou que, em um ano e cinco meses de gestão, 296 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba foram promovidos e cerca de R$4,4 milhões investidos na aquisição de viaturas. Promovido de major para tenente-coronel, o oficial Lavoizier José de Sousa agradeceu a oportunidade. “Esse é um dos dias mais importantes da nossa vida militar porque essa é uma ascensão muito desejada por todos que ingressam no quadro de oficiais. Eu me sinto realizado por ter galgado esse posto”, comemora.

Condecorado com a comenda Aristarco Pessoa Cavalcante de Albuquerque, a mais alta do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, o governador ressaltou que o trabalho do Corpo de Bombeiros é essencial para a sociedade. “Esta corporação é uma das instituições de maior credibilidade não só na Paraíba, mas no Brasil. É o reconhecimento desse trabalho de salvar vidas pela população que a torna essencial”, ressalta.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jair Carneiro Barros, que entregou a comenda ao governador, lembrou a história da corporação no Brasil. “Em 2 de julho de 1856 o imperador Dom Pedro II criou o Corpo de Bombeiros. Já em 2 de julho de 1954, o presidente Getúlio Vargas instituiu o Dia Nacional dos Bombeiros”, conta.

Também participaram da cerimônia o vice-governador, Rômulo Gouveia, o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Denis da Silva, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o secretário chefe do governo, Adriano Galdino e representando a Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado João Gonçalves.