Fale Conosco

3 de julho de 2012

Promoção de oficiais e entrega de veículos marcam Dia dos Bombeiros



dia do bombeiro solenidade no palacio foto joao francisco secom pb (27)O governador Ricardo Coutinho entregou, na segunda-feira (2), oito veículos novos ao Corpo de Bombeiros da Paraíba e promoveu 45 oficiais. A solenidade marcou as comemorações do Dia Nacional dos Bombeiros. Com quatro viaturas ‘híbridas’ – que podem ser usadas em operações de resgate, salvamento terrestre ou combate a incêndio – e quatro ônibus novos, a corporação terá a capacidade de atender ocorrências de grande porte potencializada. Na aquisição dos veículos, o Governo do Estado investiu mais de R$2,7 milhões.

Durante a cerimônia, realizada no Palácio da Redenção, o governador reafirmou o compromisso com a corporação, tanto no que se refere às melhorias na estrutura e condições de trabalho quanto ao assegurar a promoção dos oficiais por mérito. O chefe do Executivo lembrou que, em um ano e cinco meses de gestão, 296 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba foram promovidos e cerca de R$4,4 milhões investidos na aquisição de viaturas. Promovido de major para tenente-coronel, o oficial Lavoizier José de Sousa agradeceu a oportunidade. “Esse é um dos dias mais importantes da nossa vida militar porque essa é uma ascensão muito desejada por todos que ingressam no quadro de oficiais. Eu me sinto realizado por ter galgado esse posto”, comemora.

dia do bombeiro solenidade no palacio foto joao francisco secom pb (19)Condecorado com a comenda Aristarco Pessoa Cavalcante de Albuquerque, a mais alta do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, o governador ressaltou que o trabalho do Corpo de Bombeiros é essencial para a sociedade. “Esta corporação é uma das instituições de maior credibilidade não só na Paraíba, mas no Brasil. É o reconhecimento desse trabalho de salvar vidas pela população que a torna essencial”, ressalta.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jair Carneiro Barros, que entregou a comenda ao governador, lembrou a história da corporação no Brasil. “Em 2 de julho de 1856 o imperador Dom Pedro II criou o Corpo de Bombeiros. Já em 2 de julho de 1954, o presidente Getúlio Vargas instituiu o Dia Nacional dos Bombeiros”, conta.

dia do bombeiro solenidade no palacio foto joao francisco secom pb (5)Também participaram da cerimônia o vice-governador, Rômulo Gouveia, o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Denis da Silva, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o secretário chefe do governo, Adriano Galdino e representando a Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado João Gonçalves.