João Pessoa
Feed de Notícias

Projetos da Escola Isabel Maria das Neves incentiva alunos e objetiva melhorar Ideb

quarta-feira, 7 de maio de 2014 - 18:20 - Fotos:  Diego Nóbrega

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Isabel Maria das Neves, em João Pessoa, deram início nesta quarta-feira (7) a dois projetos idealizados por professores, gestores e estudantes: o “Vivenciando a Copa do Mundo na Escola” e o “Moeda Neves”.

O primeiro tem o objetivo de tratar o tema Copa do Mundo através da multidisciplinaridade, ou seja, todas as disciplinas abordarão o evento a partir de sua visão. O professor de História apresentará relatos de Copas que aconteceram no passado enquanto o professor de Geometria ensinará as medidas do campo e a professora de Arte confeccionará com os alunos o mascote do evento. “A abordagem reflexiva e crítica sobre os protestos, as mudanças sócio-econômicas e as questões políticas também serão discutidas com os alunos”, contou Carlos Victor, professor de Educação Física e coordenador do projeto.

Foi lançado também o Projeto Moeda Neves, onde cada aluno receberá “3.000 Neves” e à medida que as regras da escola forem cumpridas, como usar o fardamento, ser assíduo e disciplinado e fazer as tarefas, os alunos ganharão mais “Neves”. No meio e no final do ano, o valor total, que poderá chegar a “16.000 Neves”, será trocado por brindes, doados por parceiros que queiram colaborar com a escola. Caso o aluno fique em débito, ele fará trabalhos sociais em asilos e creches para compensar as “Neves” perdidas.

O projeto Moeda Neves foi criado com a finalidade de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola, que está em 3,5, e criar bons hábitos de estudos, inclusive fora do horário de aulas. “Nosso objetivo é melhorar o comportamento e o rendimento dos alunos e prepará-los melhor para a vida profissional e social, além de criar ambientes propícios para aprendizagem”, ressaltou Jeanne Barreto, professora de Geografia.

Estas ações são apoiadas pelos líderes de turma, que ajudam a gerenciar a escola. São eles: Midiã Batista (15), Raphael Douglas (14), João Vitor (14), Marcela Monique (15), Leyane Cássia (13), Lucas Marques (15), todos alunos do 8º e 9º anos, que tomaram posse nesta quarta-feira (7) e têm a função de manter a ordem na sala, a limpeza da escola, dar avisos e, acima de tudo, dar exemplo.

A Escola Isabel Maria das Neves recebeu o Prêmio Escola de Valor por desenvolver práticas pedagógicas voltadas para solucionar impasses vivenciados dentro da escola. A diretora Valdelite Azevedo relatou que quando entrou na escola deparou-se com muitos problemas como drogas e gravidez precoce. “Quero preparar os alunos para enfrentar estas questões, através de palestras com relação à sexualidade, alimentação. Eu também acredito na educação dentro e fora da escola, por isso fazemos excursões, viagens, passeios que acrescentem no aprendizado”, finalizou.