Fale Conosco

26 de julho de 2012

Projeto “Ver Brasil” exibe documentários mineiros no Espaço Cine Digital da Funesc



a poeira e o ventoO Projeto Ver Brasil, em sua terceira semana, exibe os filmes “A Poeira e o Vento”, curta de Marcos Pimentel, com duração de 18 minutos; e o longa “A Falta que me Faz”, de Marília Rocha, com duração de 85 minutos. As sessões gratuitas acontecem aos sábados e domingos, às 19h, no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O projeto, que chega à sua segunda etapa, evidencia a produção brasileira e traz como foco o gênero documentário.

O curta “A Poeira e o Vento” traz como cenário uma comunidade no interior do Estado de Minas Gerais, uma pequena vila no meio do nada. A classificação indicativa é de 14 anos. Em seguida, será exibida mais uma produção mineira, o longa “A Falta que me Faz”. O documentário conta a história de um grupo de meninas que, rodeadas pela Serra do Espinhaço, vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo. A classificação indicativa é 12 anos.

Projeto – O projeto Ver Brasil é realizado pela Funesc, Associação Brasileira de Documentaristas, secção Paraíba (ABD-PB), Tintin Cineclube e conta com apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), Cine Mais Cultura e Governo Federal.

A ação consiste na exibição de filmes que, em sua maioria, ficam fora do circuito comercial das exibidoras, possibilitando o acesso do público à cinematografia brasileira. O objetivo é a formação de público para o cinema nacional, iniciativa do Ministério da Cultura que vem sendo difundido em vários Estados. A primeira etapa paraibana aconteceu de 24 de março a 26 de maio.

Essa segunda etapa, que teve início no dia 14 de julho, se estende até 19 de agosto. A programação das próximas semanas constará dos filmes “Praça Walt Disney”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira; “Avenida Brasília Formosa”, de Gabriel Mascaro (4 e 5 de agosto); “Véio”, de Adelina Pontual; “Terra Deu, Terra Come”, de Rodrigo (11 e 12 de agosto). Finalizando a temporada, entram em cartaz “Flash Happy Society”, de Guto Parente, e “Pacific”, de Marcelo Pedroso (18 e 19 de agosto).

 

Serviço:

Projeto “Ver Brasil – Documentário”

Dias: sábado e domingo (28, 29 de julho, 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de agosto)

Hora: 19h

Local: Espaço Cine Digital da Funesc

Entrada: Gratuita

Realização: Funesc

Parceria: Tintin Cineclube

Apoio: ABD-PB, CNC (Conselho Nacional de Cineclubes), Cine Mais Cultura e Governo Federal.

Contatos- Unidade de Cinema da Funesc – 3211-6281

www.funesc.pb.gov.br

cine.funesc@gmail.com