Fale Conosco

3 de agosto de 2012

Projeto “Ver Brasil” exibe documentário pernambucano no Cine Digital



Na sua quarta semana de exibições, o Projeto Ver Brasil exibe os documentários “Praça Walt Disney”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, com duração de 21 minutos e “Avenida Brasília Formosa”, de Gabriel Mascaro, com duração de 85 minutos, ambos, produzidos em pernambuco. As sessões acontecem nestes sábado e domingo (4 e 5), às 19h, no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa, com entrada franca.

O documentário “Praça Walt Disney” faz uma abordagem diferente sobre a vida urbana contemporânea que reflete a sociedade brasileira. O documentário descreve ao mesmo tempo um bairro, uma cidade e um país. O lugar real: Boa Viagem, Recife, Pernambuco, Brasil. Classificação Indicativa: 14 anos.

O outro filme exibido, “Avenida Brasília Formosa”, mostra a história de Fábio, que é garçom e cinegrafista. O jovem registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa (Recife). No seu acervo, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas. Fábio é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook e tentar uma vaga no Big Brother. Também filma o aniversário de 5 anos de Cauan, fã do Homem Aranha. Já o pescador Pirambu mora num conjunto residencial construído pelo governo para abrigar a população que morava nas antigas palafitas do bairro, que deu lugar à construção da Avenida Brasília Formosa. Classificação indicativa: 16 anos.

Projeto – O projeto é realizado pela Funesc, Associação Brasileira de Documentaristas, secção Paraíba (ABD-PB), Tintin Cineclube e conta com apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), Cine Mais Cultura e Governo Federal.

A ação consiste na exibição de filmes que, em sua maioria, ficam fora do circuito comercial das exibidoras, possibilitando o acesso do público à cinematografia brasileira. O objetivo é a formação de público para o cinema nacional, iniciativa do Ministério da Cultura que vem sendo difundido em vários Estados. A primeira etapa paraibana aconteceu de 24 de março a 26 de maio.

Essa segunda etapa, que teve início no dia 14 de julho, se estende até 19 deste mês. A programação das próximas semanas traz os filmes “Véio”, de Adelina Pontual, “Terra Deu, Terra Come”, de Rodrigo (11 e 12 de agosto). Finalizando a temporada, entram em cartaz “Flash Happy Society”, de Guto Parente e “Pacific”, de Marcelo Pedroso (18 e 19 de agosto).

Serviço:

Dias: sábado e domingo (4, 5, 11, 12, 18 e 19 de agosto)

Hora: 19h

Local: Espaço Cine Digital da Funesc

 

Programação:

AGOSTO

Dias 4 e 5

- Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira [doc, 21’, 2011, PE] / Classificação: 14 anos

- Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro [doc, 85’, 2010, PE] / Classificação: 16 anos

Dias 11 e 12

- Véio, de Adelina Pontual [doc, 20’, 2005, PE] / Classificação indicativa: livre

- Terra Deu, Terra Come, de Rodrigo [doc, 88’, 2010, MG] / Classificação: 12 anos

Dias 18 e 19

- Flash Happy Society, de Guto Parente [doc, 8’, 2009, CE] / Classificação: livre

- Pacific, de Marcelo Pedroso [ doc, 72’, 2009, PE] / Classificação: 14 anos