Fale Conosco

18 de dezembro de 2014

Projeto ‘Tartarugas Urbanas’ ganha box no Centro Turístico de Tambaú



O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), vai disponibilizar um espaço para a ONG Guajiru comercializar itens alusivos à preservação das tartarugas marinha. A inauguração acontece, nesta sexta-feira (19), às 10h. O box vai ser instalado na entrada do Centro Turístico de Tambaú, localizado na orla de João Pessoa. O local recebe diariamente centenas de turistas que visitam as lojas de artesanato, serviços, roupas e comidas regionais, além de uma Central de Informações Turísticas.

A ONG Guajiru desenvolve o projeto ‘Tartarugas Urbanas’ há 12 anos, que tem por objetivo a proteção e preservação das tartarugas marinhas que habitam a região. Durante esse período a ONG, que é formada por pesquisadores, ambientalistas, estudantes e voluntários, atuou na preservação das áreas onde ocorrem desovas de quatro espécies de tartarugas.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explicou que a iniciativa tem como intenção possibilitar à entidade a geração de recursos para sua manutenção e continuidade em sua atuação ambiental. A executiva ressaltou que o Centro Turístico de Tambaú recebe centenas de pessoas, na maioria turistas, e que, com o box, a Guajiru pode divulgar seu trabalho e comercializar itens diversos (camisetas, chaveiros, bonecos e outros bibelôs) alusivos à proteção das tartarugas marinhas.

Já a bióloga e vice-presidente da ONG, Rita Mascarenhas, agradeceu o apoio da PBTur e do hotel VerdeGreen para a instalação do box. “É uma parceria que vai gerar condições de nos sustentarmos. Pelo local, circulam muitas pessoas e poderemos divulgar nosso trabalho de preservação das tartarugas, além de vender itens que irão nos manter financeiramente como entidade”, explicou.