João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto social do Corpo de Bombeiros beneficia 47 crianças na capital

segunda-feira, 19 de novembro de 2012 - 18:28 - Fotos:  Marcos Russo / Secom-PB

Projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, formou mais uma turma de 47 crianças carentes da comunidade Padre Zé, na capital. A solenidade de encerramento foi realizada nesta segunda-feira (19) nas dependências da Igreja Batista Missionária  El Shaday e contou com as presenças de autoridades militares, civis e familiares que foram prestigiar os mais novos Bombeiros Mirins. O projeto conta com o apoio da Secretaria da Segurança e Defesa Social e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

De acordo com o coordenador estadual do projeto, major Donelson Lira, o objetivo é contribuir para a formação social da criança, por meio de instruções práticas e teóricas baseadas na doutrina militar. A proposta do projeto é promover os direitos da  cidadania, a inclusão social e contribuir para o afastamento da situação de risco pessoal e/ou social de crianças e adolescentes carentes, utilizando como alavanca a aceitação do Corpo de Bombeiros, que é bastante acentuada, principalmente entre crianças e adolescentes.

Mateus Henrique da Silva, de 10 anos, disse que aprendeu muito com o projeto. “Agora me sinto realizado com a possibilidade de ser um verdadeiro bombeiro. Já sei até oferecer primeiros socorros, em casos de acidentes domésticos”, comemorou o bombeiro mirim.

O major  Donelson  Lira informou que neste ano, um total de  347 crianças se inscreveram no Bombeiro Mirim, nas cidades de João Pessoa e Cajazeiras. Ele revelou que nesta terça-feira (20), a partir das 14 horas, haverá solenidade no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros quando serão entregues certificados de conclusão a crianças do bairro da Ilha do Bispo. Nos dias 28 e 29 será a vez das crianças dos bairros de Mandacaru e São José.

As crianças participantes do projeto proferiram o seguinte juramento: “Ao ser declarado bombeiro mirim, prometo ajudar a todos que precisem de mim. Sempre estudar e ser obediente. Formar-me e ser o melhor bombeiro existente”.