Fale Conosco

10 de junho de 2014

Projeto sobre Cultura de Paz nas escolas é lançado em João Pessoa



see evento nas escolas Liga Pela Paz foto diego nobrega 121 270x202 - Projeto sobre Cultura de Paz nas escolas é lançado em João PessoaAproximadamente 1.500 educadores estiveram presentes nesta terça-feira (10) no lançamento do projeto “Juntos pela Educação Emocional e Social: construindo a paz nas escolas e melhorando os índices de aprendizagem”, que aconteceu no Espaço Gospel, em João Pessoa. A iniciativa é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). A abertura contou com a apresentação do saxofonista Jurandy do Sax e do coral infantil Raio de Luz da Escola Estadual João Francelino, da cidade de Guarabira.

O vice-governador Rômulo Gouveia, presente à solenidade, destacou a importância do projeto e disse ter certeza da adesão dos profissionais da educação da rede estadual. “Mais importante do que a educação é a humanização e isso é feito pela metodologia Liga pela Paz, que contribui para o equilíbrio emocional de educadores e alunos”, ressaltou.

see evento nas escolas Liga Pela Paz foto diego nobrega 4 270x202 - Projeto sobre Cultura de Paz nas escolas é lançado em João PessoaA secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, fez uma reflexão do conceito da não violência, que é preciso ser desenvolvido dentro de cada ser humano. Ela citou algumas ações que estão sendo executadas para desenvolver a cultura de paz nas escolas, por meio do plano político pedagógico de cada unidade, bem como com a instalação de câmeras e da execução de programas em parceria com outros órgãos, mas argumentou que a ação mais eficiente é adotar um comportamento não violento.

see evento nas escolas Liga Pela Paz foto diego nobrega 7 270x202 - Projeto sobre Cultura de Paz nas escolas é lançado em João PessoaTodas as ações na Educação implementadas pelo Governo do Estado só têm resultado com a ajuda e empenho dos educadores. O que nós vemos acontecer na Paraíba, como os bons resultados alcançados pelos alunos da rede estadual, nos vestibulares, por exemplo, é fruto da união de ideias, da convergência de postura e tudo isso junto com a nossa consciência, nosso foco, atenção e presença vai seguramente mudar a lógica desse Estado e vai também fazer com que a escola assuma um papel importante no enfrentamento à violência pelo desenvolvimento de uma sabedoria emocional que estamos implantando no programa Mais Educação, de forma sistemática, na metodologia da Liga pela Paz no Estado”, afirmou a secretária.

see evento nas escolas Liga Pela Paz foto diego nobrega 14 270x202 - Projeto sobre Cultura de Paz nas escolas é lançado em João PessoaO fundador do programa Liga pela Paz, professor João Roberto de Araújo, ministrou palestra sobre “A Importância da Educação Emocional e Social para a redução da violência na escola e na comunidade e melhoria dos índices de aprendizagem”. Ele é referência no Brasil em estudos, pesquisas e publicações sobre Educação Emocional e Social e Cultura de Paz. Segundo o professor, o maior desafio da educação desse século é a educação emocional. “O educador precisa pegar o aluno pela mão”, observou.

Estiveram presentes também ao evento a secretária executiva da Saúde, Cláudia Veras; o coronel Jobson Ferreira, do Corpo de Bombeiros; o major Lúcio, da Polícia Militar; a coordenadora do Sistema Sest/Senat, Adriana Almeida, além dos 14 gerentes regionais de Educação, representados na mesa pela gerente da 1ª GRE, Wleika Aragão.

see evento nas escolas Liga Pela Paz foto diego nobrega 1 270x202 - Projeto sobre Cultura de Paz nas escolas é lançado em João PessoaLiga pela Paz – O projeto visa alinhar a metodologia Liga Pela Paz com o Programa Primeiros Saberes da Infância, desenvolvido pela SEE, que estabelece diretrizes norteadoras para uma educação de qualidade aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que, a partir das estratégias de educação emocional, serão beneficiados diretamente com a melhoria da aprendizagem.

Por meio do projeto, serão beneficiados neste ano 72.342 alunos e 3.082 educadores da rede estadual de ensino com a metodologia Liga Pela Paz, iniciativa que prepara os educadores e alunos para reconhecer suas emoções e regulá-las, o que melhora a convivência e reduz a violência na escola e na família. Ao todo, estão envolvidas mais de 500 escolas de 198 municípios paraibanos das 14 Gerenciais Regionais de Educação do Estado.

Programas alinhados - O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Educação/SEE, vem desenvolvendo ações e programas, a partir do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, que visam à melhoria da qualidade do ensino oferecido na Rede Pública Estadual e do desempenho das escolas e dos estudantes.

A iniciativa de Educação para Paz na Paraíba apresenta convergência com o regime de colaboração entre Estado e Municípios, contribuindo e estimulando o desenvolvimento, a partir de ações desenvolvidas no Estado, tais como: Orçamento Democrático Estadual, Pacto Social de Contrapartida Solidária, Diversidade na Agenda, Programa Ler, Entender e Fazer, execução e acompanhamento do PAR (Plano de Ações Articuladas) dos municípios e o Apoio na Elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).