Fale Conosco

28 de maio de 2014

Projeto Sinalizando Vidas realiza formação pedagógica para socioeducandos do CEJ



Socioeducandos do Centro Educacional do Jovem começaram a participar de oficinas de formação pedagógica do projeto Sinalizando Vidas, na manhã desta quarta-feira (28). O curso é fruto de um convênio firmado entre a Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Sindicato Estadual dos Fabricantes de Placas de Veículos Automotores da Paraíba (Sindiplave) e visa formar profissionais para atuar nesse mercado, garantindo o acesso destes jovens ao primeiro emprego, após sua progressão.

As oficinas proporcionarão aos socioeducandos o desenvolvimento de competências e habilidades na instalação e lacre de placas automotivas, para a sua futura inserção no mercado de trabalho, junto ao Sindiplave. Serão 10 dias de formação pedagógica para os oito jovens que já fizeram a parte prática do projeto Sinalizando Vidas para instalador de placas automotivas (instalação e lacre). Um pré-requisito para que os jovens possam receber certificação profissional é estarem aptos para desenvolver esse trabalho e adquirir sua autonomia financeira.

Segundo o coordenador do eixo profissionalizante da Fundac, Rildo Roberto de Lima, que junto com as técnicas Ivaneide Xavier (CEJ) e a Vanalba Barbosa (Fundac) ministra a oficina aos jovens, os conteúdos serão trabalhados de duas maneiras, com atividades presenciais e não presenciais, que envolvem: autoconhecimento, acordo de convivência, liderança, ética, cidadania, meio ambiente e sustentabilidade, convivência familiar e comunitária, educação profissional, trabalho e empreenderíamos memória e currículo.

A parceria já formou mais de 100 jovens em todas as unidades socioeducativas do Estado e inseriu mais de 15 no mercado de trabalho, através do Sindplave, garantindo o acesso ao primeiro emprego, de forma capacitada.