Fale Conosco

23 de novembro de 2016

Projeto Sentinela é implantado no Hospital de Trauma de João Pessoa



Com o objetivo de supervisionar a administração das dietas enterais, foi implantado o projeto Sentinela no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A iniciativa da Coordenação do Serviço de Nutrição e Dietética da unidade de saúde realiza a supervisão a partir de alguns indicadores mais sensíveis à Terapia Nutricional Enteral (TNE).

A administração segura das dietas e a efetiva continuidade diminuem os riscos do aparecimento da desnutrição à medida que as necessidades diárias dos pacientes são atendidas. “É importante que as respectivas metas nutricionais sejam  cumpridas para que o estado nutricional não seja comprometido”, esclareceu a coordenadora do setor Christiani Carneiro.

Christiani citou alguns indicadores que foram acompanhados durante 15 dias do último mês de outubro: resíduo gástrico, perda de sonda, Raio X, vazão diferente, jejum prolongado, diarreia, entre outros. “É muito importante para o paciente a integração da equipe de enfermagem com o Serviço de Nutrição e Dietética, tendo em vista que o paciente sempre merece a atenção redobrada em todos os procedimentos realizados na instituição”, frisou

A coordenadora de enfermagem da emergência, Cátia Jussara falou sobre o projeto Sentinela. “O trabalho que está sendo desenvolvido pelas nutricionistas é extremamente significativo e a parceria com a equipe de enfermagem reflete consideravelmente em benefício do paciente do Hospital de Emergência e Trauma”, ressaltou.