João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Quintas Dialógicas recebe o artista visual Christus Nóbrega

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016 - 11:16 - Fotos: 

O artista visual Christus Nóbrega é o convidado da primeira edição deste ano do projeto Quintas Dialógicas, que acontece nesta quinta-feira (28), às 19h, no auditório da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (Eeman), localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego. O público alvo são artistas visuais, curadores, críticos, alunos de arte e pessoas interessadas em temas relacionados às artes visuais.

O palestrante vai falar sobre sua produção artística, destacando o projeto “Sudário”, que ele desenvolveu através de uma tinta para impressora com seu próprio sangue. A pauta também inclui a expedição “Outono” – sua última viagem à Amazônia onde colheu folhas gigantes sobre as quais imprimiu fotos de família, além do projeto “PerCapita”, realizado com as rendeiras de Monteiro, no qual o artista negociou e comprou cabelos de rendeiras e com eles produziu rendas renascença. O convidado falará, ainda, sobre sua residência artista na China, onde foi representar o Brasil a convite do Itamaraty.

Christus Nóbrega – Artista visual, vive e trabalha em Brasília. Seu trabalho explora questões do corpo, o autorretrato, a memória coletiva e individual, fragmentação e a fronteira delicada entre as experiências de castigo e redenção. Tecnicamente, ele explora os limites bidimensionais de fotografia levando-a para o tridimensional, usando geometria e algoritmos computacionais. A pesquisa de pigmentos para impressão de fotos e a experimentação das superfícies são uma característica forte de seu trabalho, o que inclui o uso de materiais alternativos para imprimir, tais como sangue e veneno de escorpião. A superfície impressa inclui objetos do cotidiano, tais como livros, rendas, plantas e pedras para imprimir as fotos.

É professor associado do Departamento de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IDA) da Universidade de Brasília (UnB). É também doutor e mestre em Arte Contemporânea na UnB, professor em Artes e Design no programa de mestrado e doutorado da mesma universidade e consultor e curador na galeria Espaço Piloto. Coordenador de diversos projetos de extensão da universidade envolvendo arte, comunidade e educação, Christus tem participado regularmente de exposições e sua obra está incluída nas coleções de arte brasileira e internacionais, incluindo a Fundação Cartier e coleção particular do Domenico Dolce (Dolce&Gabanna) e Museu de Arte do Rio – Mar.

Quintas dialógicas – O projeto vem como uma iniciativa de promover um debate franco e aberto entre a sociedade, artistas e acadêmicos, trazendo a ideia de multidisciplinaridade, trabalhando diversos temas que possam se relacionar com o conceito de cultura, no âmbito sociológico, filosófico, midiático, computacional etc. O projeto, promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, busca fomentar a formação intelectual e artística dos participantes.

Serviço

Quintas Dialógicas

Palestra com Christus Nóbrega

Data: 28 de janeiro

Hora: 19h

Local: Auditório da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (Eeman), Espaço Cultural José Lins do Rego

Entrada: gratuita