João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto quer incentivar doação de sangue na Paraíba

quarta-feira, 8 de junho de 2005 - 13:51 - Fotos: 

O projeto de lei que institui o “Certificado Torcedor Doador de Sangue” é de autoria do deputado estadual Lindolfo Pires (sem partido) e se encontra em tramitação na Assembléia Legislativa da Paraíba.


O projeto prevê que o “Certificado” será obtido junto aos hospitais públicos e particulares, bem como os hemocentros e estabelecimentos coletores de sangue, mediante à simples doação de sangue, na conformidade do regulamento.


A iniciativa do projeto de lei também prevê que um decreto do Poder Executivo estabelecerá a forma e os procedimentos da obtenção dos ingressos gratuitos e sua relação com a posse dos “Certificados”, ficando limitado à concessão de 100 ingressos por evento.


“A nossa proposta busca, através das atrações esportivas, fazer uma relação harmoniosa entre a atividade física, com clara valorização da saúde, e a doação de sangue, revestida na consciência de que este ato salva vidas”, justifica o deputado Lindolfo Pires.


De acordo com o levantamento do Hemocentro do Estado, localizado na Capital, a Paraíba conta hoje com pouco mais de 100 mil doadores de sangue cadastrados. Desse total, cerca de 70 mil estão em João Pessoa. Dados do ano de 2000 mostram que no Brasil menos de 2% da população faziam a doação de sangue.