João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto PRIMA repercute na imprensa nacional

sexta-feira, 9 de maio de 2014 - 17:45 - Fotos: 

O projeto de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA), idealizado pelo Governo do Estado foi destaque da última edição da Revista Oásis, publicada na última terça-feira (7). Sob título “PRIMA, um projeto de música e vida: a Paraíba dá o exemplo e sai à frente”, e com reportagem escrita pelo próprio editor do veículo, Luis Pellegrini, que veio ao nosso Estado conhecer alguns polos, o texto já começa enaltecendo a iniciativa em desenvolver o projeto:

Diante do tsunami de notícias assustadoras sobre as coisas que acontecem em nosso país, é animador poder testemunhar que alguns arregaçam as mangas e trabalham seriamente para melhorar a situação. Por ‘alguns’ me refiro ao atual Governador daquele Estado, Ricardo Coutinho, a Chico César, atual Secretário de Cultura da Paraíba, ao Maestro Alex Klein e sua esposa Catalina, a Milton Dornellas e a todos os que tiveram a feliz ideia – e a coragem – de lançar, implantar e desenvolver esse Projeto”.

A reportagem completa pode ser acessada em http://www.brasil247.com/attachment/397/OASIS e traz o histórico do PRIMA, depoimentos de jovens alunos, do Maestro Alex Klein, da sua esposa e professora no projeto, Catalina Klein, do Secretário de Estado da Cultura, Chico César, e do próprio editor que admite ter notado as transformações que o projeto provoca na mente e coração dos jovens participantes. “Sem dúvida, o projeto abre portas para futuros cidadãos paraibanos e no meio surgem alguns talentos musicais, jovens que um dia poderão decidir cursar faculdade de música, por exemplo. Mas isso está longe de ser tudo: o PRIMA rapidamente se transformou numa segunda família – às vezes a única família – para muitos de seus integrantes”, escreve o jornalista.

O Secretário de Estado da Cultura, Chico Cesar, reconheceu a importância da reportagem como destaque para o projeto nacionalmente e ainda reforça a integração entre o Governo do Estado e as comunidades em que ele se desenvolve. “Primeiramente, é importante que as próprias comunidades reconheçam a importância do projeto. Se a comunidade não entender o que é o PRIMA, o projeto não vai funcionar. Então, percebemos que as comunidades já se envolveram com o projeto. A medida que veículos de comunicação de outros lugares percebem e enxergam o PRIMA isso reforça em nós a confiança que esse é um projeto transformador, um projeto de vanguarda no Brasil, que propõe acesso a um tipo de convivência, não apenas em torno da prática musical, mas visando mudar a vida das pessoas no cerne, na casa, na Escola, no dia a dia”, concluiu o secretário.

Conheça o PRIMA – Existente há três anos, o PRIMA é um projeto paraibano de orquestras jovens, que também inclui corais e bandas, com polos funcionando em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Guarabira, Campina Grande, Itaporanga, Patos, Catolé do Rocha e Cajazeiras. Inspirado no Sistema de Orquestras Juvenis da Venezuela, criado na década de 70 pelo Maestro José Antônio Abreu, o projeto atende a jovens estudantes matriculados regularmente na rede pública de ensino, sendo distribuído em áreas comunidades dos municípios contemplados. Atualmente, o PRIMA conta com cerca de cinquenta profissionais e ensina a 1.200 crianças e adolescentes.