João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Prima inscreve novos alunos até 15 de março

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016 - 16:08 - Fotos: 

O Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) segue com inscrições abertas para novos alunos até 15 de março. Considerado um dos maiores programas de inclusão social do Governo do Estado, o Prima atualmente conta com 12 polos espalhados pelo Estado, totalizando 19 núcleos, que atendem a cerca de 1,5 mil estudantes. Para realizar o processo, os interessados devem procurar o polo do Prima mais próximo de casa.

O diretor-geral do Prima, Alex Klein, afirmou que apesar do momento financeiro delicado pelo qual passa o Brasil, as expectativas para este ano são as melhores. “Em 2015 tivemos um ano difícil, mas não impediu que obtivéssemos muitas conquistas, como a realização de vários concertos – mais de 200 –, incluindo os dois de fim de ano. O governador Ricardo Coutinho, idealizador desse projeto tão grandioso, que vem modificando vidas, disse em dezembro que buscará parcerias para ampliar o Prima ainda mais. Portanto, estamos muito confiantes dos avanços que devemos ter”, pontuou.

Realizações – Uma das primeiras conquistas do Prima em 2016 foi a participação de 11 alunos do projeto no Festival Internacional de Música de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul. O Femusc é considerado um dos maiores eventos músico-educacionais da América Latina. Durante duas semanas, os alunos do Prima, selecionados por audição internacional, tiveram a oportunidade de estudar música clássica com professores de renome, a exemplo de Hans Jensen, dinamarquês radicado nos Estados Unidos, tido como um dos maiores professores de violoncelo.

Na 11ª edição do Femusc, o grande destaque foi o aluno do Polo do Alto do Mateus, em João Pessoa, Wagner Félix. Com menos de dois anos de projeto, o adolescente de 15 anos conquistou o nível avançado, no qual se encontram alunos que estão a um passo da profissionalização. “Quando os nossos alunos participam de um evento como o Femusc, do qual participaram mais de 20 países, evoluem em todos os aspectos, solidificam sonhos e ganham em cidadania. Essa é a principal conquista do Femusc, além de belas surpresas como o Wagner”, disse.

 O Festival de Música de Santa Catarina ocorreu de 17 a 30 de janeiro, em Jaraguá do Sul. Ao todo, foram mais de 200 apresentações abertas a um público estimado em 55 mil pessoas.

O Projeto – Implantado pelo Governo do Estado em 2012, o Prima tem polos em João Pessoa (Alto do Mateus, Mandacaru e Bairro dos Novais), Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itaporanga. Ao todo, são mais 1,5 mil alunos envolvidos.

Serviço – Para fazer a inscrição, os interessados devem procurar o polo do Prima nos seguintes endereços:

Em João Pessoa:

Alto do Mateus, na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Horácio de Almeida, localizada na Rua Durval Coutinho, s/n.

Bairro dos Novais, na Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na Rua deputado José Tavares, 93.

Mandacaru, no Centro Social Urbano, localizado na Rua Maria Ester B. Mesquista, s/n.

Em Cabedelo, na Escola Estadual Aníbal Moura, na Rua Miramar, s/n. Esse polo contempla ainda o de Jacaré.

Em Campina Grande, na Escola Estadual Caic José Jofilly.

Em Catolé do Rocha, no Centro Social Urbano Angelina Mariz Maia.

Em Cajazeiras, Rua Patrício de Barros, 70 – Centro.

Em Guarabira, na Rua Joca Ataide, s/n.

Em Itaporanga, na Rua João Silvino da Fonseca, s/n, Centro – Colégio Estadual Adalgisa Teófilo da Fonseca.