João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Prima incentiva cidadania no Centro Social Urbano de Mandacaru

quarta-feira, 2 de abril de 2014 - 10:39 - Fotos:  Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, inscreve para o Projeto Prima, programa de inclusão por meio da música e das artes, no Centro Social Urbano de Mandacaru, em João Pessoa. Cerca de 20 alunos já participam das aulas no local, mas as inscrições continuam abertas para crianças, adolescentes e jovens interessados.

As aulas acontecem nas segundas, terças e quintas, das 9h às 12h. Os alunos têm aulas sobre teoria musical, canto, violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, harpa, piano e percussão.

A responsável pelo Prima, em Mandacaru, a musicista Lucíola dos Santos, falou sobre o comprometimento do Projeto com a cidadania. “O nosso objetivo é formar com estes alunos uma orquestra sinfônica, para fazer com que eles pratiquem cidadania, fazendo música em conjunto”, disse.

Incentivo – Para o aluno Jeferson Bergman Cavalcanti, que está aprendendo a tocar trompa, as aulas são incentivo para uma possível carreira como músico. O jovem afirmou que pretende fazer o curso de Música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O aluno Diego dos Santos, que toca xilofone, ressalta a importância do acesso aos instrumentos. “Estou gostando das aulas e aqui a gente pode exercitar o que aprende na teoria, porque temos os instrumentos”, enfatizou.

CSUs – Em todo Estado existem 16 Centros Sociais Urbanos (CSUs). Cada CSU oferece à população atividade variada como cursos profissionalizantes, oficinas, grupos da terceira idade, escolinhas de futebol e artes marciais para crianças e adolescentes. O Governo do Estado está recuperando todos os Centros, em um investimento de mais de R$ 2 milhões com recursos próprios.