João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Paraíba vai elaborar plano de desenvolvimento econômico e de infraestrutura para Estado

quarta-feira, 21 de outubro de 2009 - 09:28 - Fotos: 

As Secretarias do Planejamento e Gestão (Seplag), Infraestrutura, Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estão programando para o dia 13 de novembro a abertura do I Fórum Paraíba, onde será discutida a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura do Estado. O evento será realizado a partir das 8h, no auditório da Federação das Industrias do Estado da Paraíba (Fiep).

A intenção é que o ‘Projeto Paraíba’, como está sendo chamado o Plano, tenha como objetivo central, diminuir as desigualdades regionais, dar condições de infraestrutura ao Estado e, principalmente, ordenar políticas públicas para atração de investimentos públicos e privados. No Projeto também deverão ser definidas as áreas a serem atendidas, obras e ações que serão implementadas, juntamente com suas razões sociais, ambientais e econômicas.

O Projeto, que já começa a ser esboçado no momento, prevê programas de integração de rodovias, ferrovias e portos, criação de pólos de irrigação, programa de incentivo ao turismo, programa de saneamento e urbanização e de incentivo ao desenvolvimento econômico de cidades pólos, caso de João Pessoa e região metropolitana, Guarabira, Campina Grande, Monteiro, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras.

No momento a Seplag, através do secretário Ademir Alves de Melo, mantém contatos com potenciais parceiros, entre os quais a Fiep para a realização de workshop preparativo ao evento. “A nossa expectativa é que o Projeto Paraíba venha a significar a redenção da Paraíba em vista da importância de projetos estruturantes para o estado”, avaliou o secretário.

Paulo Dantas, da Assessoria de Imprensa da Seplag