João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Orla discute ações de proteção ambiental em Acaú

segunda-feira, 13 de abril de 2015 - 17:08 - Fotos: 

Para discutir ações de proteção ambiental na área de Acaú,  no município de Pitimbu, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou , nos dias  8 e 9 de abril, no auditório da Sala do Empreendor, no Centro de Turismo da cidade,  uma reunião com representantes da sociedade civil e pública. A iniciativa faz parte dos trabalhos do Projeto Nacional Orla, desenvolvido na localidade desde o ano passado.

Durante a reunião, foram discutidos aspectos  relativos ao saneamento básico das proximidades de Acaú, degradação ambiental e as buscas alternativas  de sustentabilidade dos recursos costeiros. Ainda na solenidade, iniciou-se um planejamento de ações resolutivas sobre os resíduos sólidos e o trabalho contínuo de educação ambiental com os moradores locais.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Karina Massei, falou sobre a importância da atividade. “Com as discussões, damos um passo importante para o gerenciamento costeiro do litoral de Pitimbu. Nesse encontro, identificamos os grupos,   os atores sociais e construímos juntos  a elaboração de  uma ação  estratégica eficaz, de diretrizes socioambientais da região”, explicou.

Karine acrescentou que o trabalho de educação ambiental é fundamental nesse contexto. “Sensibilizamos os participantes sobre a importância de se pensar a costa marítima, bem como seu uso e ordenamento, tendo como referência a legislação vigente e os anseios da população local.  Nós avançamos consideravelmente na preservação e sustentabilidade dos recursos ambientais”, frisou.

Projeto Orla – O Projeto Orla é uma ação conjunta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU)  que o coordena em nível nacional. Na Paraíba, o Projeto é coordenado pela SPU e Sudema e tem como objetivo desenvolver  o ordenamento da orla, visando a preservação dos ecossistemas costeiros.