João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Nas Trilhas dos Potiguaras: Governo oferece cursos de qualificação

segunda-feira, 7 de março de 2016 - 16:35 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, está capacitando trabalhadores ligados ao turismo no Litoral Norte do estado. A capacitação integra o Projeto Nas Trilhas dos Potiguaras, cujo objetivo é desenvolver o turismo da região, formada por mais de 30 localidades. Estão sendo oferecidos os cursos de Excelência no Atendimento ao Turista, Comercialização de Artesanato na Web e Condutor Turístico, além de consultorias. A meta é capacitar 300 pessoas. Desde a semana passada, o site do projeto está no ar em fase experimental (www.trilhasdospotiguaras.com.br).

 O secretário executivo de Turismo, Ivan Burity, destacou a importância dos cursos, ministrados em parceria com o Sebrae. “Esse projeto tem como principal objetivo desenvolver o turismo do Litoral Norte, fomentar a economia da região. Para isso, temos que qualificar o receptivo, as pessoas precisam estar preparadas para receber o turista”, afirmou.

Os cursos estão sendo oferecidos nos municípios Lucena, Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Forte Velho e Baía da Traição, além de várias aldeias. “Todos os agentes locais já têm embriões de trade. Esses cursos, somados ao potencial turístico dessa região, farão com que o projeto Nas Trilhas dos Potiguaras comece da maneira mais sólida possível, com geração de renda, de emprego e – nunca é demais lembrar – respeito à natureza da região, com mais de 35 quilômetros de áreas preservadas de um total de 63 quilômetros”, pontuou Ivan Burity.

Serviço – As oficinas de capacitação deverão ocorrer em:

Barra de Camaratuba, de 1 a 12 de março;

Barra de Mamanguape, de 14 a 21;

Baía da Traição e em aldeias, de 28 de março a 11 de abril;

Forte Velho, de 12 a 18 de abril.  

Nas Trilhas dos Potiguaras – O objetivo do Projeto é desenvolver o turismo sustentável no Litoral Norte do Estado. Para isso, o Governo do Estado desenvolveu toda a infraestrutura necessária, a exemplo da construção de estradas. Ao todo, serão beneficiadas mais de 30 localidades.

Foi construída a estrada de Forte Velho e a estrada de Barra de Camaratuba, formando dois portais a essa área do Litoral Norte. O local está repleto de praias belíssimas, rios, lagoas, trilhas, comunidades, além de uma rica gastronomia com tradição indígena. “O objetivo do governador Ricardo Coutinho é unir tudo isso a fim de promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região”, comentou Ivan Burity.

O secretário executivo de Turismo afirmou ainda que o governador Ricardo Coutinho elaborou o projeto para atender todo o Litoral Norte, porque a cultura potiguara não se restringe apenas às aldeias ou à reserva indígena. “A cultura Potiguara dominou todo o Litoral Norte da Paraíba, durante séculos, e aqui foram escritos os primeiros capítulos da história do Brasil”, ressaltou.

O site – O site é uma das ações do projeto Nas Trilhas dos Potiguaras. Inicialmente, estará disponível apenas em Língua Portuguesa, mas em breve contará com Espanhol e Inglês. Nele, será possível encontrar várias informações sobre o Litoral Norte do Estado, como a geografia e também a estrutura do trade turístico, como pousadas, bares e restaurantes.

Características da região, a exemplo da gastronomia e informações sobre a história dos potiguaras também estarão disponíveis. “O site será uma grande prestação de serviços para o turista que pretende conhecer a região, assim para quem pretende investir nas potencialidades turísticas do Litoral Norte”, ressaltou o secretário executivo de Turismo.

O endereço é o www.trilhasdospotiguaras.com.br.