João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto mineral desenvolvido por microempresa paraibana recebe premiação nacional

terça-feira, 9 de outubro de 2012 - 16:11 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

Um projeto desenvolvido pela  microempresa Tecquímica LTDA, instalada na cidade de Várzea, na região do Seridó paraibano conquistou o primeiro lugar do Prêmio Melhores Práticas em Arranjos Produtivos Locais a Base Mineral (APL) 2012. O anuncio da premiação ocorreu durante a abertura do IX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e VI Encontro da Rede APL Mineral, nesta segunda-feira (8), que está acontecendo na cidade de Salvador (BA). O evento termina nesta quinta-feira (11).

A Tecquímica LTDA produz argamassas colantes, pré-moldados e outros materiais de aplicação na construção civil, a partir dos resíduos gerados no beneficiamento de quartzito. Esses resíduos, produzidos em grande quantidade pelas serrarias, são estocados em pilhas localizadas próximas às mesmas, impactando negativamente sobre os meios físico, biótico e social.

O uso nobre desses resíduos, que passaram a ter uma destinação industrial, além de estar atraindo novos empreendimentos nesse ramo da economia, proporcionará uma significativa melhoria da qualidade ambiental da cidade de Várzea.

O projeto da microempresa está inserido nas ações do Programa Mineral do Estado da Paraíba, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde) e Sebrae/PB, foi elaborado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM), juntamente com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Sebrae e executado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).