João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Mais Natação comemora um ano de atividades

quarta-feira, 11 de maio de 2016 - 11:48 - Fotos:  Secom-PB

Um ano de atividades nas águas mornas da praia de Cabo Branco com desafios de superação e muito ânimo. Essa é a fórmula que os alunos do Projeto Mais Natação do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com Associação Amigos da Natação do Mar, encontraram para nadar, durante duas vezes por semana e garantir a saúde.

O Projeto, lançado no ano passado pela vice-governadora Lígia Feliciano e a secretária da Sedh, Cida Ramos, tem o objetivo de oferecer atividade aquática, saúde e qualidade de vida.

A professora Edileide Cabral, da Sedh, destaca que atualmente mais de 100 alunos frequentam o Projeto, entre eles, idosos e pessoas com deficiência. Ela acrescentou que o Projeto conta com equipamentos de primeiros socorros, boias e material para as aulas.

“Estamos há um ano com o projeto que tem sido muito procurado pela população. Ele é gratuito e tem o acompanhamento de profissionais graduados e inscritos no Conselho Regional de Educação Física. O ideal é que as pessoas já tenham noções básicas de natação. Temos três níveis: iniciação, intermediário e avançado”, disse Edileide.

Avanços – No período de um ano, de acordo com os organizadores, existem pessoas que saíram do quadro de obesidade, outras que participam de maratonas aquáticas e também as que conseguiram superar a depressão.

“Quando cheguei estava com 105 quilos e hoje estou com 94 e muita disposição. No primeiro dia não consegui nadar nem 100 metros. Mas, com a acolhida dos professores e o estímulo constante, hoje tenho a necessidade de melhorar cada dia mais. Espero agora participar de uma travessia de 2 mil metros, organizada pela Marinha”, afirmou.

A professora Edileide Cabral destaca ainda que o Projeto também tem sido procurado para qualificação profissional. “Temos um aluno que não sabia nadar muito bem e está tentando a vaga como profissional de segurança em hotéis, que exige a certificação da atividade aquática”, afirmou.       

Horário – O projeto, que tem como coordenador o ex-atleta olímpico de natação Leonardo Costa, visa oferecer a prática da natação no mar todas as terças e quintas-feiras, das 6h às 7h e das 7h às 8h, próximo a Fundação Casa José Américo na avenida Cabo Branco.