Fale Conosco

14 de julho de 2015

Projeto Jovem Senador está com inscrições abertas até agosto



Estão abertas as inscrições, até o dia 21 de agosto, para o Projeto Jovem Senador, que proporciona aos estudantes, de até 19 anos, do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Para participar, as instituições de ensino devem promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais” e enviar o melhor texto ao coordenador estadual do projeto na Gerência Executiva do Ensino Médio e Educação Profissionalizante (Geemep) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Ewerton Alexander, no endereço: Avenida João da Mata, S/N, Centro Administrativo, 4º andar, Jaguaribe, João Pessoa – PB. CEP: 58.015-020. Para entrar em contato, os telefones são: (83) 3218-4205/ 4004/ 8898-4875.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) selecionará três redações para representar o Estado na etapa nacional. No Senado Federal, uma comissão julgadora será formada para escolher os melhores textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

Os autores das 27 melhores redações, um por unidade da Federação, serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para Márcia Yamaguti, coordenadora do Projeto, é a partir desse primeiro contato com o Parlamento que a sociedade pode se aproximar do dia a dia do Senado. “A proposta do Jovem Senador é pedagógica, de formação política; é apresentar para os jovens uma nova visão do processo de elaboração das leis no país. Ao mesmo tempo, proporciona uma experiência de vida única, contribuindo para a formação cidadã desses alunos”.

Os professores que orientaram as redações também participarão das atividades no Senado Federal e cumprirão uma programação específica, incluindo um curso presencial a ser ministrado pelo Instituto Legislativo Brasileiro. Neste ano, o Jovem Senador será realizado de 16 a 20 de novembro.

O resultado será divulgado até o dia 14 de outubro e o finalista de cada Unidade da Federação será convidado a viajar para Brasília, com as despesas de transporte aéreo, hospedagem, alimentação e traslado pagos pelo Senado, a fim de participar do Jovem Senador. Os estudantes também vão receber um microcomputador portátil, além de certificado e medalha

Para mais informações, acesse: http://www12.senado.leg.br/jovemsenador/inicio