João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Interatos tem O Pequeno Príncipe, Rede Po(ética) e workshop de circo

quinta-feira, 1 de setembro de 2016 - 15:38 - Fotos: 

A edição de setembro do projeto Interatos destaca, mais uma vez, atividades de circo, teatro e dança. Dois espetáculos serão apresentados no próximo dia 3 de setembro, no teatro Paulo Pontes da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), em João Pessoa. Além disso, um workshop de circo vai ser realizado nos dias 2 e 3 de setembro.

Um dos espetáculos será com a Cenário Cia de Dança. Ela apresentará o Rede Po(ética) no sábado, a partir das 20h. Já na área de teatro, a opção será O Pequeno Príncipe, com a Cia. de Teatro Argonautas, a partir das 17h, também no Teatro Paulo Pontes. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Já o workshop é gratuito.

O Pequeno Príncipe – O espetáculo montado pela Cia. De Teatro Argonautas é baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry (publicada em 1943, nos Estados Unidos).
A montagem da Cia de Teatro Argonautas busca mesclar à encenação, a música e as artes plásticas. Com sonoplastia executada ao vivo, o cenário tem vários cubos, que vão sendo moldados pelos atores formando os planetas pelos quais o Pequeno Príncipe viaja.

Adaptação e direção são de Tony Silva. No elenco, Adriano Marcos (Rei, Homem de Negócios e Serpente), Epitácio Souza (Aviador e Bêbado), Nyka Barros (Rosa, Vaidoso e Raposa) e Sávio Farias (Pequeno Príncipe). A música e sonoplastia ficam por conta de Carlos Oliveira e Milena Medeiros. A iluminação é de Giuliano Barreto. Figurinos de Sanzia Márcia e cenografia de Neto Quirino.

Rede Po(ética) – A Cenário Cia de Dança será uma das atrações da edição de setembro do projeto Interatos. Sob direção de Izabella Aranha, a companhia mostrará sua Rede Po(ética), dia 3 de setembro, no Teatro Paulo Pontes. O design gráfico é de Jonathas Falcão (Seu Pereira) e a direção musical é de Erick de Almeida. Conforme Mariana Uchôa, coordenadora de Dança, a apresentação começa às 20h.

No elenco: Janaína Vieira, Laís Luah, Kenia Cabral, Valesca Rique e Izabella Aranha. O Rede Po(ética) conta com os músicos Adam Pessoa, Erick de Almeida, Victor Lustosa, Pedro Paz e Gabriel Araújo (com trilha produzida e gravada no Estúdio Angelim entre junho de 2013 e julho de 2014).

Rede Po(ética) é uma criação coletiva da Cenário Cia de Dança. Redes sociais e as consequências do seu uso em nossa sociedade compõem a temática escolhida pela companhia.  Várias referências estão no processo coreográfico que durou um ano e meio.

Workshop de circo – Acontece nos dias 2 e 3 de setembro, das 8h às 12h, na Sala 6. O tema escolhido é A Poética dos Elementos e os Processos de Criação do Circense. As inscrições são gratuitas e já estão abertas (basta mandar e-mail para diocelio.circo.funesc@gmail.com, solicitar a ficha de inscrição e enviar currículo). São apenas 20 vagas para este workshop.

Coordenador de Circo, Diocélio Barbosa explica que a partir de um processo de investigação corporal focado na poética dos elementos o workshop busca criar um espaço para as manifestações simbólicas do corpo e da voz do circense/ator/bailarino.

O ministrante do workshop será o professor doutor Robson Haderchpek, que falará para circenses, atores, bailarinos e pessoas que tenham interesse em circo, teatro e dança. A idade mínima exigida é de 18 anos. O primeiro dia terá laboratórios de criação (com os elementos Terra e Água). Já o segundo dia, laboratórios de criação (com os elementos Fogo e Ar).

Haderchpek – Com pós-doutorado em Artes Cênicas pela Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien (na Áustria), Robson Carlos Haderchpek é ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Bacharel em Artes Cênicas e começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro/SP.