João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto incentiva cidadania na Penitenciária Padrão de Cajazeiras

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 - 11:02 - Fotos: 

A Penitenciária Padrão de Cajazeiras realiza o Projeto Natal Feliz 2013. A programação disponibiliza serviços de saúde, ações educativas, atendimento jurídico e atividades culturais. O projeto é promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

O secretário titular da Seap, Wallber Virgolino, ressaltou a importância do projeto. “Ações desta natureza buscam melhorar as condições das pessoas privadas de liberdade, no sentido de proporcionar cidadania, por meio de orientações de saúde, atendimento médico, emissão de documentos e outros serviços. Isso reflete na mudança de mentalidade das mesmas, para que possam se sentir mais confiantes e, ao término da pena, voltarem ao convívio social e não reincidirem ao mundo do crime. Parabenizo a direção da unidade por esta iniciativa tão importante no processo de ressocialização”, destacou o secretário.

Na cerimônia de lançamento do projeto, a gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, falou do processo desenvolvido na Paraíba. “Estamos realizando trabalhos em todas as regiões do estado, e participar de um evento como este me deixa muito feliz porque é uma prova de que o nosso trabalho está dando certo e já foi bem aceito pelos gestores das unidades prisionais que, com suas próprias iniciativas, dão amplitude a um trabalho tão necessário para a sociedade”, enfatizou.

O diretor da unidade, Jaílson Santos, detalhou a iniciativa. “Essas ações se estendem durante todo o mês de dezembro, sendo que algumas atividades são permanentes, a exemplo das ações de saúde, educação e cursos profissionalizantes. A iniciativa é inédita e repercutiu positivamente entre os reclusos, familiares e toda a população cajazeirense”.

O projeto Natal feliz 2013 ainda inclui a exposição dos trabalhos escolares realizados pelo reeducandos matriculados no ensino regular na unidade prisional. Também foram distribuídos kits de higiene pessoal.