João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto executado pela Polícia Militar reúne caminhantes em café comemorativo na orla

sexta-feira, 25 de setembro de 2009 - 15:38 - Fotos: 

O comandante geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Wilde de Oliveira Monteiro, participou na manhã desta sexta-feira (24), no Hotel Xenius, localizado na praia de Cabo Branco, de um café da manhã comemorativo ao 12º aniversário do projeto Caminhar com Saúde e Segurança. O secretário de Esporte, Juventude e Lazer, coronel Francisco de Assis, fundador do projeto, participou do evento.

Idealizado e implantado pela PM em setembro de 1997, “o Projeto Caminhar é para o cidadão que busca melhor qualidade de vida através da prática de atividades física nos locais públicos da Capital, proporcionando o apoio necessário com segurança e saúde e orientação profissional na adequada execução dos exercícios”, ressaltou o coordenador do projeto, coronel Alexandre Guimarães.

Para o comandante geral da PMPB, coronel Monteiro, o projeto Caminhar com Saúde e Segurança já faz parte da história da corporação, “e hoje é uma realidade que nos anima e nos motiva no dia-a-dia. Estamos no décimo segundo ano de atividades no Busto de Tamandaré na praia de Tambaú, Ginásio de Esporte do Cristo Redentor e no Espaço Cultural, refletindo numa boa recepção”.

O projeto teve início como uma experiência da Polícia Militar para levar ações voltadas ao bem estar da comunidade, com atividades de educação física orientada, “até porque todo exercício físico precisa e exige cuidados e orientação de profissionais capacitados, antes, durante e depois da prática”, acrescentou.

Hoje, segundo o coronel Monteiro, a iniciativa possui professores de educação física, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem do quadro da PM, além de equipe de apoio, “profissionais compromissados com metas que estão sendo atingidas, contando com o irrestrito apoio do comando da instituição, que não mede esforços em compartilhar com essa filosofia de trabalho, ouvindo a comunidade, recebendo sugestões buscando aperfeiçoar as ações do projeto”.

Pioneirismo – Diariamente cerca de 900 pessoas dias são atendidas e o projeto é o mais antigo nesse gênero no Brasil, inclusive precedendo o ‘Projeto Agita São Paulo’ e o ‘Agita Bahia’. O êxito da iniciativa é o resultado “e motivo de satisfação para todos que fazem a Polícia Militar da Paraíba, pois constitui uma contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade de João Pessoa”, finalizou o coronel Monteiro.

Durante as caminhadas que acontecem na orla marítima da Capital, nos arredores do ginásio ‘O Ronaldão’ e no Espaço Cultural, são desenvolvidas atividades com testes físicos e entrevistas, avaliando as condições físicas e de saúde dos praticantes.

A equipe realiza ainda a prescrição de exercícios físicos, análise da pressão arterial e aferição do peso corporal, orientando a execução do adequado aquecimento e volta a calma, através de alongamento e relaxamento. O controle da frequência cardíaca também é outro ponto de orientação dos profissionais, através de fichas individuais de cada caminhante, possibilitando o monitoramente e a evolução do quadro físico.

Marcos Tadeu, da Assessoria de Imprensa da PMPB