João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Ecoprodutivo contempla famílias com mudas frutíferas no Sertão paraibano

sexta-feira, 3 de junho de 2016 - 09:12 - Fotos:  Secom

Em meio à vegetação seca e a escassez de água que ocorre últimos anos, os agricultores familiares José Luciano Coelho dos Santos e Maria Telma Gomes Soares, do Assentamento Bartolomeu I, no município Bonito de Santa Fé, no Sertão paraibano, encontram uma alternativa para obter renda mensal: o cultivo de frutas e hortaliças pelo Projeto Ecoprodutivo.

Implantado pelo Governo do Estado, o projeto visa o planejamento agrícola e a sustentabilidade ambiental dos assentamentos rurais e comunidades quilombolas.

O casal de agricultores Luciano e Telma, bem como, outros residentes no Assentamento Bartolomeu I, receberam mudas de diferentes espécies tais como goiaba, graviola, pinha e caju para cultivar em seus lotes localizados às margens do açude Bartolomeu I.

Utilizando sistema de irrigação de salvação para economizar água e manter a plantação, o casal de agricultores cultiva hortaliças, alface e coentro comercializando sua produção na cidade de Bonito de Santa Fé e nas feiras livres de municípios circunvizinhos.

A agricultora Telma informou que sempre trabalhou com a produção de hortaliças, mas com a redução do volume de água no açude Bartolomeu foi obrigada a diminuir a área plantada. Acredita que agora com o plantio de mudas frutíferas surge uma oportunidade de complementar a renda, quando começar a produzir.