João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto do Salão do Artesanato será apresentado em JP, nesta quarta

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 - 20:16 - Fotos: 

O projeto do XI Salão do Artesanato Paraibano será apresentado à imprensa às 19h desta quarta-feira (9). O encontro ocorrerá na Casa do Artista Popular, situada na Praça da Independência, Centro de João Pessoa. Além de jornalistas, também estarão presentes profissionais do segmento turístico.

O Salão deste ano terá como tema ‘Mãos de fibra’ e homenageará a artesã Maria José do Nascimento, a Mestra Zefinha, natural de Pitimbu, que trabalha com esse material há mais de 40 anos.

 Durante o lançamento, representantes do Programa de Artesanato Paraibano irão explicar a decisão de homenagear os artesãos que trabalham como a fibra. A apresentação do tema será feita pela arquiteta e presidente de honra do Programa de Artesanato, Sandra Moura.
Em seguida, a arquiteta Fernanda Figueiredo fará a apresentação do projeto arquitetônico do XI Salão do Artesanato Paraibano. A secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães, também participará do encontro, apresentando as ações de divulgação e de marketing que serão promovidas pelo Governo do Estado para garantir o sucesso da exposição do artesanato. 

A apresentação do projeto da mostra será encerrada com os informes gerais sobre o XI Salão do Artesanato Paraibano pela gestora do Programa de Artesanato, Marielza Araújo. Na sequência, haverá a exibição do documentário sobre a Mestra Zefinha de Pitimbu e um vídeo de divulgação do salão produzido pelo diretor da Oficina de Propaganda, Alberto Arcela. Logo após, um coquetel será oferecido aos presentes.

Cerca de 500 expositores irão participar do XI Salão de Artesanato Paraibano. Como muitos deles representam associações e grupos de artesãos, devem trazer para a mostra produtos de outros trabalhadores. Com isso, a organização do evento estima que pelo menos 4.200 pessoas sejam beneficiadas de forma indireta.

O evento, realizado pelo Governo do Estado e com duração de 30 dias, vai ocorrer no Espaço Cultural. A abertura oficial será feita às 18h do dia 17 deste mês pelo governador do Estado, José Maranhão. Para estimular as vendas, os organizadores contrataram vans que farão o transporte gratuito dos visitantes.

 

Nathielle Ferreira, da Secom-PB