Fale Conosco

19 de novembro de 2015

Projeto do Jovem Senador da Paraíba é destaque em Brasília



O projeto apresentado pelo estudante da Paraíba Antonio Gomes da Silva Junior, escolhido para representar o Estado no programa Jovem Senador, foi destaque em matéria publicada pelo portal do Senado Federal nessa quarta-feira (18).  A matéria abordou o projeto desenvolvido pelo aluno para criação de núcleos tecnológicos regionais com aulas de robótica, para estimular alunos da rede pública. O estudante está em Brasília até esta sexta-feira (20), junto com outros 26 alunos, um de cada Estado da federação e um do Distrito Federal, acompanhando o trabalho legislativo e participando de reuniões de comissões e sessões do Plenário.

As sugestões dos jovens senadores podem ser assumidas pelos senadores, analisadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e transformadas em projetos de lei. De acordo com a matéria, este é o caso da PEC 26/2012, oriunda da Sugestão 5/2011, do “jovem senador” de 2010, Alex Uilian Alencar, que dispõe sobre a obrigatoriedade de aplicação de recursos mínimos nas ações de segurança pública e a instituição de programa de valorização dos policiais. A proposta foi incluída na Agenda Brasil, que propõe soluções para o desenvolvimento nacional.

Antônio Gomes da Silva Júnior considera importante o envolvimento dos jovens na política, afirmando que esta tarefa não é cumprida adequadamente pelas escolas. “Voltarei para influenciar meus amigos a participarem ativamente das políticas públicas do nosso país”, disse o estudante, que ressaltou a importância de oportunidades como a oferecida pelo Senado aos jovens.

O estudante disse que os jovens devem participar do projeto, aproveitando a oportunidade de saber como funciona a política e de conhecer o trabalho dos senadores e dos deputados federais. Esta é a segunda vez que Antônio vem a Brasília receber uma premiação como recompensa pela dedicação aos estudos. A primeira viagem do estudante foi em 2013, quando apresentou projeto escolar sobre sustentabilidade na 4ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Para o estudante, “ser jovem senador é ainda mais emocionante”, finalizou.