Fale Conosco

10 de setembro de 2009

Projeto do curso de Arquivologia da UEPB será apresentado na Argentina



O projeto de extensão ‘Fotografia como Memória Cultural: identificação, descrição e conservação preventiva de coleções fotográficas’, vinculado ao curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, obteve aprovação para apresentação na 16ª Jornada de Archiveros da Argentina. O evento acontecerá de 16 a 19 deste mês, na cidade de Villa Carlos Paz, Província de Córdoba, naquele país.

A 16ª Jornada de Archiveros da Argentina terá como tema central  ‘La preservación de la Memoria: garantía en la búsqueda de la identidad y de la verdad’. O evento comemora os 50 anos da fundação da Escola de Arquivologia na Argentina e tem como principal objetivo promover o avanço do conhecimento, organização e gestão dos arquivos como componentes e atores institucionais essenciais, a fim de garantir a transparência dos atos do governo e defender os interesses dos atores sociais da sociedade.

Segundo Maria José Cordeiro, professora de Arquivologia e coordenadora do Projeto de Fotografia na UEPB, “é de extrema importância para a Universidade a divulgação em um evento de reconhecimento internacional. Isso expande o nosso olhar sobre a importância e urgência de preservar e conservar os registros fotográficos que fazem parte do patrimônio cultural da Paraíba e do Brasil”.

O Projeto também será apresentado nesta quinta-feira (10), no 16º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (XIV CISO), que está sendo realizado entre os dias 8 e 11 deste mês em Recife (PE), e na 4ª Semana de Extensão da UEPB, que acontecerá de 26 a 30 de outubro, em Campina Grande.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB