Fale Conosco

9 de dezembro de 2014

Projeto do Corpo de Bombeiros beneficia idosos em Campina Grande



bombeiro projeto social com idosos em CG 31 270x202 - Projeto do Corpo de Bombeiros beneficia idosos em Campina GrandeHá um ano, um projeto social desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros em Campina Grande tem levado qualidade de vida e diversão para 30 idosos. O ‘Idoso sim, velho não’ acontece na sede do 2º Batalhão Bombeiro Militar (2º BBS) e conta com a contribuição de organizações parceiras, como entidades privadas, públicas e não governamentais.

Entre as atividades oferecidas destacam-se aulas de aeróbica, treinos funcionais, aulas de boxe, pilates, vôlei, artes e primeiros socorros. Os idosos também contam com o acompanhamento nutricional e psicológico e passeios externos. Segundo a comandante do 2º BBS e coordenadora do projeto, tenente coronel Jousilene de Sales, a ideia da ação social é ainda promover a integração entre os militares e a comunidade.

bombeiro projeto social com idosos em CG 2 270x202 - Projeto do Corpo de Bombeiros beneficia idosos em Campina Grande“Esse contato é uma forma de divulgar nosso trabalho enquanto instituição, de repassar o conhecimento que temos e, em contrapartida, faz com que saibamos os problemas da comunidade, porque os idosos sempre relatam o que está acontecendo na área em que vivem”, contou a tenente coronel, que nesta terça-feira (9) acompanhou o grupo em um passeio a João Pessoa.

Dentro da programação do projeto, que acontece sempre às terças-feiras, os idosos visitaram durante a manhã as instalações do Quartel do Comando Geral dos Bombeiros, no bairro de Marés, na Capital. No local, eles assistiram uma demonstração de resgate com cães do Canil e conheceram todo o funcionamento da unidade. Eles também foram recepcionados pelo sub-comandante geral  da corporação, o tenente coronel Denis Nery.

bombeiro projeto social com idosos em CG 1 270x202 - Projeto do Corpo de Bombeiros beneficia idosos em Campina Grande“Eu estou muito gratificada, nunca vim em João Pessoa, nunca vivi esses passeios. Agora, com esse projeto, eu estou vivendo e estou amando. A equipe nos trata com muito carinho e cuidado”, contou Maria Amélia, 64 anos, que estava ansiosa para ver o mar pela primeira vez.

Após a visita ao quartel, o grupo se dirigiu ao Batalhão de Busca e Salvamento, situado na orla do Cabo Branco, onde participou de palestra e uma demonstração de salvamento aquático para prevenção de afogamentos. “Para mim tem sido ótimo participar desse projeto. Eu só vivia em casa, triste, assistindo televisão, agora tenho mais amigos e participo de diversas atividades”, comentou Maria José de Lima, de 81 anos.

Conforme a tenente coronel Jousilene de Sales, será aberta uma nova turma de beneficiários do projeto no ano que vem. As inscrições deverão ser iniciadas em fevereiro, quando os detalhes do processo de seleção serão divulgados. Atualmente, os participantes do projeto incluem parentes de Bombeiros e pessoas da comunidade. O e-mail disponibilizado para dúvidas é o b52bbmcg@gmail.com.