Fale Conosco

4 de junho de 2012

Projeto disponibiliza emissão de documentos para educandos da Fundac



O Governo da Paraíba, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), iniciou, nesta segunda-feira (4), o projeto Identidade Jovem. O objetivo da ação, que também faz parte do Programa Cidadão, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, é disponibilizar a emissão dos documentos de identificação para jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Estado, tais como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento.

O projeto, que teve início no Centro Educacional do Adolescente (CEA), de João Pessoa, deve se entender até julho. Todas as unidades da Fundac serão contempladas com a ação, entre elas a Casa Educativa, Centro Educacional do Jovem (CEJ), Semiliberdade, em João Pessoa; Lar do Garoto e o Abrigo Provisório, em Lagoa Seca; e também o CEA de Sousa.

Além de cumprir a obrigatoriedade de disponibilizar os documentos aos educandos, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), a ideia é agilizar a documentação dos 111 adolescentes e jovens que estão sendo capacitados pelo projeto Sinalizando Vidas.

De acordo com a presidente da Fundac, Cassadra Figueirêdo, o objetivo é aliar a capacitação pedagógica e profissional desses jovens ao processo de documentação para inseri-los no mercado do trabalho. A presidente lembra ainda que muitos desses adolescentes também participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e precisarão estar devidamente identificados.