João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto De Repente no Espaço reúne poetas Zé Cardoso e Rogério Meneses

terça-feira, 24 de maio de 2016 - 10:35 - Fotos:  Divulgação - Thercles Silva

Dois conhecidos nomes da poesia popular nordestina se encontram para uma noite de improvisos e violadas na edição de junho do projeto De Repente no Espaço, que tem como convidados Zé Cardoso e Rogério Meneses, ambos premiados em eventos regionais. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. A noite da poesia popular acontece na primeira quarta-feira do mês (1 º de junho), a partir das 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita.

Para o público fiel do projeto é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes do topo da lista da arte do repente. Poetas que trazem o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Zé Cardoso – Natural do Rio Grande do Norte, com mais de 30 anos de carreira, é um dos mais premiados repentistas nordestinos, apresentando em Limoeiro do Norte um programa de rádio de grande audiência, juntamente com o poeta Antônio de França.

Rogério Menezes – Rogério Meneses Sobrinho nasceu no município de Imaculada, na Paraíba, onde iniciou sua carreira de repentista. É formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e tem pós-graduação em Gestão Pública pela Associação Caruaru de Ensino Superior (Asces). Em 2008 foi eleito vereador pelo PT e atualmente está à frente da presidência da Câmara Municipal de Caruaru – Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Como poeta e repentista, tem quatro CDs gravados e participação em mais de dez coletâneas. Comanda diariamente o programa Canções de Viola, na Rádio Jornal do Commercio, em Caruaru, e apresenta o programa “Brasil, Cordel e Repente”, na emissora local de TV Nova Nordeste.

Iponax Vila Nova – Filho do repentista Ivanildo Vila Nova. Considerado um dos mais importantes recitadores da nova fase da poética popular nordestina, Iponax gosta de interagir com o público, permitindo a ele fazer parte de sua poesia. Convidado para participar ou mediar os maiores festivais de viola do País, o poeta traz na bagagem muita experiência e a referência dos principais cantadores do Nordeste.

Sobre o projeto – De Repente no Espaço é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. De julho a dezembro de 2015, foram realizadas seis edições simples.

Em janeiro de 2016, para abrir o ano em grande estilo, o projeto contou com um formato diferente – o Desafio De Repente – com a participação de seis duplas de repentistas. Sucesso de público, a edição especial lotou o mezanino do Teatro Paulo Pontes. De fevereiro a maio, outras quatro edições simples foram realizadas na temporada 2016. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que além de conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto De Repente no Espaço.

 

Serviço

De Repente no Espaço

Com Rogério Meneses (PB) e Zé Cardoso (RN)

Data: 1º de junho (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes

Entrada: gratuita