João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto de Lei permite retorno voluntário dos policiais da reserva à ativa

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 - 15:26 - Fotos: 
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba está elaborando um Projeto de Lei que permite o retorno voluntário à ativa, dos policiais militares da reserva. A intenção da medida, segundo informou o secretário de Segurança Pública, delegado Cláudio Coelho de Lima, é auxiliar o quadro efetivo da Polícia Militar, proporcionando o aumento do efetivo policial.

Segundo o delegado, a convocação voluntária desses profissionais, será realizada para que prestem serviços específicos, liberando, em muitos casos, os militares da ativa para se dedicarem ao policiamento ostensivo nas ruas.

"O objetivo é substituir os policiais da ativa que estão designados em todos os tipos de guarda patrimonial, por policiais da reserva, que apresentem condições médicas e ficha funcional apta para a nova função. Será uma renda a mais para o policial aposentando", frisou Cláudio Lima.

As atividades que poderão ser desempenhadas estão ligadas a ações de menor desgaste físico como escolta e custódia; defesa civil e segurança de perímetro de instalações de serviços públicos; guarda de organização militar estadual; segurança pessoal de autoridades; e procedimentos administrativos. “Lembramos que estes policiais não serão reintegrados à frota, mas ao trabalho. Nossa intenção é que eles desempenhem atividades que não estejam ligadas diretamente à operacionalidade da Segurança Pública”, completou.

Recadastramento – O projeto ‘Polícia de Reserva’ (nome provisório) deverá cadastrar os policiais da reserva que queiram ser reintegrados ao trabalho, desde que observados os requisitos exigidos pela Secretaria, como boas condições de saúde física e mental. “Os policiais aptos a serem reintegrados serão chamados para treinamento e capacitação”, declarou Cláudio Lima.