João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto da UEPB tenciona avaliar ações de controle da Tuberculose

quinta-feira, 8 de abril de 2010 - 09:53 - Fotos: 
Porém, a professora Tânia Ribeiro, que tem doutorado em Saúde Pública através da Universidade de São Paulo (USP), explicou que, o seu projeto, intitulado “Análise Espaço-Temporal dos Casos de Tuberculose em Municípios da Paraíba, pela Técnica de Geoprocessamento”, visa também à análise espaço-temporal dos casos de tuberculose em Campina Grande, Areia e Cajazeiras.

Conforme os dados levantados pela docente, em 2009, foram registrados em Campina Grande 139 casos de tuberculose. Segundo ela, a “Análise Espaço-Temporal” é o sistema que permite a localização do portador de tuberculose e a data, mês e ano em que ele contraiu a doença. A técnica do geoprocessamento será o meio para identificação dos casos, com dados informatizados, elaboração de mapas e levantamento de dados estatísticos.

Com essa ferramenta, ela entende que será possível planejar e executar políticas públicas de combate e prevenção da doença. “Nosso projeto visa a identificar a localização dos doentes de tuberculose e, em seguida, fazer um estudo dessas áreas mais afetadas, para, juntamente com as secretarias de saúde dos municípios, planejar as ações que venham contribuir para o controle da enfermidade”, explicou.

Ascom/UEPB