Fale Conosco

7 de julho de 2011

Projeto Cooperar realiza treinamento com associações agrícolas de todo o Estado



O projeto Cooperar realiza até a próxima semana treinamento de prestação de contas com 250 técnicos e dirigentes das 83 associações de agricultores contempladas com os convênios neste primeiro semestre. O treinamento, que está sendo realizado nas cidades de João Pessoa, Areia, Campina Grande, Patos e Sumé, tem como objetivo orientar os beneficiários quanto às aquisições, contratações, pagamentos e comprovação de recursos financiados pelo Banco Mundial, o provedor de recursos destes convênios.

O treinamento dos conveniados das cidades do litoral foi realizado terça-feira (5) no auditório da Empasa, em João Pessoa, e contou com a presença de 50 dirigentes das associações e cooperativas agrícolas das cidades de Itabaiana, Pitimbu, Conde e Juripiranga. Nesta quarta-feira (7) o treinamento ocorreu no escritório regional da Emater em Campina Grande, destinado a 96 técnicos e dirigentes de associações dos municípios da Borborema. Nesta sexta-feira (8) o treinamento será realizado na cidade de Areia para 48 dirigentes das associações dos municípios de Algodão de Jandaíra, Barra de Santa Rosa, Casserengue, Lagoa de Dentro, Matinhas, Pedra Lavrada, Picuí e Sossego.

Na próxima terça-feira (12) os sete municípios do cariri que tiveram associações ou cooperativas contempladas pelo Cooperar realizarão o treinamento na cidade de Sumé, com a presença de 46 técnicos e dirigentes. O treinamento dos beneficiários do primeiro semestre se encerra em Patos, no dia 13, onde estarão 55 lideranças de associações ou cooperativas rurais dos dez municípios beneficiados da região do sertão.

Esta etapa de treinamento dos beneficiários é um pré-requisito para a licitação da aquisição de bens e serviços e para as associações poderem receber as primeiras liberações de recursos dos convênios assinados e publicados no primeiro semestre.

Os convênios com as associações e cooperativas agrícolas de 42 municípios das regiões do litoral, brejo, borborema, cariri e sertão foram assinados pelo governador Ricardo Coutinho e pelo gestor do projeto Cooperar, Roberto Vital, entre os meses de abril e maio. Os projetos contemplados atendem demandas de infraestrutura, tais como a construção de cisternas, passagens molhadas e sistemas e irrigação, como projetos de pesquisa e combate agroecológico de pragas, beneficiando 4.405 famílias, aumentando o potencial da agricultura familiar e reduzindo a pobreza rural.