João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Cooperar promove reunião para discutir projetos culturais do estado

segunda-feira, 11 de julho de 2011 - 11:46 - Fotos: 

Autoridades de instituições ligadas à cultura e ao turismo e gestores estaduais, entre eles o vice-governador Rômulo Gouveia e o secretário de Estado da Cultura, Chico César, se reunirão nesta terça-feira (12) para discutir sobre projetos da Paraíba nesses setores. Entre eles está o projeto da Trilha da Coluna Prestes.

A reunião começa às 14h e no auditório do Projeto Cooperar (km 14 da BR-230, Estrada de Cabedelo) e terá também as presenças do gestor do Cooperar, Roberto Vital, e do secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Costa Feliciano.

Na ocasião, o agrônomo Francisco de Assis mostrará o resultado de suas pesquisas de reconstituição do roteiro geográfico da Coluna Prestes em sua passagem pela Paraíba, em 1926. A pesquisa, que teve apoio do Sebrae e de prefeituras dos municípios do Sertão, será brevemente lançada em livro intitulado “A Paraíba na Trilha da Coluna Prestes”. A equipe coordenada por Francisco de Assis também realizou o documentário cinematográfico “Trilha da Coluna Prestes”.

Dada a relevância histórica da passagem da marcha da Coluna Prestes pela Paraíba, a pesquisa realizada é ponto de partida para que se realize uma ação conjunta da Secretaria de Cultura do Estado, Projeto Cooperar, PBTur e Sebrae, que planejam percorrer os 18 municípios do Sertão por onde passaram os militantes da Coluna. Serão realizadas palestras, debates e projeções de cinema sobre o acontecimento e distribuindo o livro. Essas atividades têm o objetivo de fazer reconhecimento da importância histórico-cultural dessas cidades e fomentar o turismo na região.

Histórico – A Coluna Prestes foi um movimento político militar brasileiro liderado por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. Entre 1925 e 1927, seus integrantes percorreram 25 mil quilômetros pelo interior do país lutando por reformas políticas e sociais, combatendo os governos da chamada República Velha.

O movimento, que denunciava a miséria da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos, exigia, entre outras medidas, o voto secreto, o ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda população.

Entre 5 e 12 de fevereiro de 1926,  o Sertão da Paraíba viu a passagem da Coluna Prestes nos municípios de Uiraúna, Lastro, Coremas, Pombal, Princesa Isabel, Tavares, Santa Terezinha, Piancó e outros. Apesar dos esforços, a Coluna Prestes não conseguiu a adesão da população e não cumpriu seu objetivo maior de disseminar a revolução do Brasil. No entanto, a marcha realizada por esses militantes ajudou a abalar o prestígio de República Velha, criando uma conjuntura favorável à Revolução de 30, na qual a Paraíba esteve diretamente envolvida.