Fale Conosco

16 de novembro de 2012

Projeto Cooperar financia tanques de resfriamento de leite para cooperativa de Monteiro



A cooperativa de leite Capribom, da cidade de Monteiro, está recebendo novos investimentos do Governo do Estado, através do Projeto Cooperar.  O financiamento de mais R$ 160 mil vai ser utilizado na compra de 10 tanques de resfriamento de leite, que serão instalados nas comunidades de Cacimbinha, Cacimba de Cima, Aroeiras, Assentamento José e Garrafas. A iniciativa irá beneficiar diretamente os 250 produtores cadastrados no município, além dos criadores de associações de Camalaú, Umbuzeiro e Zabelê que também estão integrados as atividades da cooperativa.

A Capribom trabalha com a produção de aproximadamente 10 mil litros de leite por dia, utilizados para a fabricação de iogurtes, queijos e leites pasteurizados de vaca e de cabra. Os novos compartimentos conseguem conservar a matéria prima por até três dias, garantindo a qualidade do material para a fabricação dos produtos, fator que também vai diminuir os gastos dos produtores em relação ao transporte das cargas.

“Apesar da pequena queda na produção por conta da estiagem, as comunidades onde já existem esses tanques aumentaram o fornecimento em cerca de 40% após a colocação dos resfriadores. Isso significa que onde conseguimos recolher 300 litros diários, passaremos a obter aproximadamente 500 litros”, revelou o presidente da associação, Fabrício Ferreira.

Atualmente, os criadores realizam a ordenha e precisam levar o leite até a sede da Capribom para não comprometer a validade da bebida, mas algumas dessas comunidades ficam a mais de 30 quilômetros de distância e elevam os custos do envio.  “O investimento é especial para o projeto Cooperar, pois essa cooperativa específica foi iniciada no ano de 98 com incentivos do nosso programa, através de um formato piloto do que seria a nossa atuação em todo o estado. Ter novamente a oportunidade de viabilizar investimentos que poderão incentivar a ampliação do mercado, renova o compromisso do nosso trabalho com as ações empreendedoras”, comentou Valdecir Freire, coordenadora da equipe do Projeto Cooperar no Cariri Ocidental.

De acordo com a direção da cooperativa, os abrigos onde serão instalados os novos tanques já foram concluídos e aguardam apenas uma inspeção para receber os equipamentos, o que deve ocorrer dentro das próximas duas semanas.