João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Cooperar debate desenvolvimento sustentável e redução da pobreza

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 - 17:52 - Fotos: 
O Governo do Estado, através do Projeto Cooperar, realizará nesta quinta (10) e sexta-feira (11), o Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável e Redução da Pobreza Rural. O objetivo é ampliar concepções e informações sobre estratégias, novas tecnologias e desenvolvimento rural sustentável, no sentido de fortalecer o espírito crítico e analítico da equipe técnica do Projeto Cooperar.

O evento, que acontecerá no auditório do Projeto Cooperar, será aberto nesta quinta-feira (10) às 8h30, pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira. Em seguida, o gestor do Prorural em Pernambuco, José Coimbra Patriota Filho, falará sobre ‘Estratégias de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome’. Após o coffee break, haverá debate.

Na parte da tarde, a partir das 14h, a Equipe do Projeto Cinturão Verde (Sedesp/PMJP) vai abordar o tema ‘Tecnologias Sociais Aplicadas ao Desenvolvimento Sustentável’, sob a coordenação da zootecnista Janine Lucena Santos de Lima. As ‘Tecnologias Agroecológica' serão discutidas pelo engenheiro agrônomo Agilson de Farias Montenegro; enquanto os ‘Biodigestores aplicados à suinocultura’ serão abordados pelo químico e analista ambiental André Luiz da Silva; e as ‘Feiras Agroecológicas’ pelo zootecnista Bruno Lacerda Belmont. Depois das abordagens dos temas, haverá debate e exposição de tecnologias encerrando as atividades do dia.

Na sexta-feira (11), os trabalhos serão reiniciados às 8h30, com a palestra do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), José de Sousa Filho (PhD em Sociologia da Tecnologia – USA) sobre ‘Paradigmas de Inovação Emergentes para manejar o Fenômeno da Pobreza’, seguida de debate.

A partir das 10h20, a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, fará exposição dos ‘Projetos de Cunho Social para Grupos Especiais Rurais’. Logo após o debate, o representante da Secretaria de Estado da Cultura abordará ‘O potencial de Projetos Culturais na Paraíba’. Depois do debate, será feita uma avaliação e encerramento do seminário.