João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto CEJ Alfabetizado realiza campeonato de soletração com socioeducandos

segunda-feira, 9 de abril de 2018 - 12:04 - Fotos:  Secom-PB

O projeto pedagógico CEJ Alfabetizado, desenvolvido pela coordenação da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Almirante Saldanha, no Centro Educacional do Jovem, realizou a 1ª Competição de Soletração. A atividade, que visa incentivar os jovens a adentrar no mundo da leitura, aconteceu nesta sexta-feira (6) e contou com a participação de dez socioeducandos de diversos ciclos, que se empenharam a conhecer a escrita de várias palavras, através de pesquisa em dicionários, livros e revistas.

A ideia da 1ª Competição de Soletração partiu da pedagoga Drielly Gregório que, junto à coordenadora pedagógica Flávia Tavares, propuseram a realização da atividade, a qual foi abraçada pela direção da Escola Cidadã Integral Almirante Saldanha (Tatiane de Cássia), pela direção e vice direção da Unidade Socioeducativa (Darcywendow Lacerda e Raniery de Lima), assim como, pelos demais docentes que atuam na unidade da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac.

O Campeonato de Soletração é um concurso onde os participantes devem soletrar palavras de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa. Segundo a pedagoga Drielly, o objetivo da competição foi aperfeiçoar a leitura e a escrita, desenvolver o cognitivo e o emocional, o trabalho em grupo e o protagonismo dos jovens de forma dinâmica.

Uma das metodologias adotada como preparação para o campeonato foi à exibição do filme de Doug Atchison ‘Prova de fogo: uma história de vida’, que retrata a biografia de uma menina de 11 anos, cuja vida é transformada depois que seu professor a inscreve para a competição de soletração. O filme serviu de estímulo para os socioeducandos uma vez que a narração aproxima-se da sua vivência.

Segundo o diretor do CEJ, Dacywendow Lacerda, os internos que antes não sabiam se quer assinar seus nomes, hoje, após 02 meses de alfabetização, estão participando de uma competição jamais realizada na Unidade CEJ. “Parabenizo aos professores responsáveis, a coordenadora pedagógica e principalmente os jovens, que se dedicaram em aprender e lutam por algo melhor na vida mesmo estando recolhidos para cumprimento de medida socioeducativa”, disse o diretor.

Segundo Flávia Tavares, o evento repercutiu de maneira positiva, uma vez que incentivou a competição saudável entre os participantes. “A surpresa do dia foi a apresentação de um rap pelo socioeducando F.A.S. sobre o soletrando, ressaltando o protagonismo juvenil. O 1º Campeonato CEJ de Soletração teve como vencedor o educando D.L.”, acrescentou.

A coordenadora pedagógica agradeceu e ressaltou a parceria entre a Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Almirante Saldanha, anexo Centro Educacional do Jovem – CEJ, a Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e a FUNDAC pela parceria que vem contribuindo com trabalho socioeducativo”.