João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Caminhos do Frio vai acontecer em seis finais de semana

segunda-feira, 22 de março de 2010 - 08:52 - Fotos: 
Será em seis finais de semana – de 19 de julho a 29 de agosto – a quinta edição do Projeto Caminhos do Frio – Rota Cultural, que deverá contar com a participação de milhares pessoas, nos municípios de Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Alagoa Nova e Serraria. Solânea, Campina Grande e Dona Inês somente integrarão oficialmente o Projeto em 2011.

Em reunião com a coordenação do secretário da SETDE (Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico), Edivaldo da Nóbrega, três municípios solicitaram a entrada no Projeto: Solânea, Campina Grande e Dona Inês, ainda em 2010. Estes devem realizar seus eventos, separadamente, e encaminhar solicitações ao Fórum de Turismo do Brejo, que analisará os pleitos para um possível ingresso em 2011.

Presentes, os representantes das Secretária de Turismo de Bananeiras, Ana Gondim; Areia, Ney Vital; Alagoa Nova, Zeomarx Bezerra; Serraria, Ricardo Duarte; Solânea, José Martins de Sousa, mais o prefeito Francisco de Assis de Melo; Pilões, o vice prefeito Guilhardo de Castro; Dona Inês, secretário Mariano Ferreira da Costa; Campina Grande, Mariana Coelho; e Vânia Ferreira, presidente do Fórum de Turismo do Brejo.

O secretário Edvaldo da Nóbrega abriu a reunião conclamando a união de todos no sentido de encaminhar o Projeto, que já completou cinco anos, de forma unificada, para que haja os ganhos esperados pelas populações dos municípios, onde aumentará o fluxo turístico incrementando as economias locais.

O secretário se comprometeu em encaminhar as reivindicações dos municípios no sentido de melhorar a infraestrura para receber os turistas, como a recuperação das estradas de acesso aos municípios.

Em seguida, a Secretária de Turismo, de Bananeiras, Ana Gondim, fez uma exposição mostrando os primórdios do Projeto Caminho do Frio, a partir da realização de um Seminário do Turismo da Microrregião do Brejo, em Areia; a implantação do Projeto e consolidação em 2006, tendo incrementado a cultura de forma localizada, em cada município e na região como um todo.
 
O secretário Mariano Ferreira da Costa, de Dona Inês, defendeu a inclusão do seu município no Projeto e, para tanto, mostrou o potencial local, como o artesanato, folclore, grupos musicais e a natureza, com destaque para a Serra das Pedras e as diversas cachoeiras.
O prefeito Francisco de Assis de Melo, de Solânea, também defendeu a inclusão do seu município, destacando que “quando se fala em frio, na Paraíba, Solânea vem logo a cabeça de todos. Tem vasta atração turística como o conhecido Caminhos do Padre Ibiapina, Grupos Folclóricos, forró pé de serra, diversos filhos ilustres na literatura e política e uma belíssima natureza”.

O nome de Campina Grande foi defendido pela diretora executiva da Secretária de Turismo, Mariana Coelho, que “destacou o fato de o município possuir cerca de três mil leitos, um completo calendário turístico, com o Festival de Inverno, o Maior São João do Mundo, até sete de julho e tantos outros, com ampla cobertura da mídia nacional. Com o detalhe de que teremos a Copa do Mundo este ano, com um incremento do turismo muito grande”.

Edson Verber, da SETDE