Fale Conosco

10 de maio de 2013

Projeto Caminhos da Gestão Participativa visita cidade de Monteiro



O projeto Caminhos da Gestão Participativa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), continua nesta sexta-feira (10), na 5ª Gerência Regional de Educação (GRE) com sede em Monteiro, composta por 18 municípios. As equipes da Secretaria se dividiram para visitar todos os municípios da GRE. A pauta consiste em reuniões com os gestores escolares, técnicos da gerência e visita as escolas. O projeto teve início no dia 18 de março e pretende percorrer todas as 14 GREs do Estado.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, destacou a importância do projeto para a Educação do Estado, onde estão presentes as equipes administrativa e pedagógica da SEE, com o compromisso de buscar respostas para as escolas de todas as Regionais de Educação. “Este é um momento de construção para aprofundarmos as discussões sobre o Avaliando o IDEPB, para que as escolas possam planejar e produzir projetos que explorem e promovam a melhoria do ensino ofertado, para que possamos avançar cada vez mais”, ressaltou.

O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento do território, a escuta e o diálogo com a população que tem relação com a escola, desde os gestores escolares, os servidores, professores, técnicos e alunos, fazendo uma troca de conhecimento e resolvendo eventuais entraves, ou seja, identificando as dificuldades e desafios, dinamizando os processos e levando soluções.

Para a coordenadora do projeto Antonieta Nóbrega, a ação é bastante positiva. “Temos conseguido êxito nas discussões e no comparecimento dos gestores escolares, que chega a 99% e até 100%. É perceptível a alegria dos diretores com esse espaço de diálogo, eles têm parabenizado o Governo do Estado pela iniciativa deste projeto, já que ainda não tinha acontecido uma ação desta forma na Paraíba. Mais do que isto eles têm percebido a presença da Secretaria da Educação em todas as regiões do Estado”, avaliou Antonieta.

Fazem parte da 5ª GRE as cidades de Monteiro, Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Ouro Velho, Pararí, Prata, São Sebastião do Umbuzeiro, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Sumé e Zabelê. A próxima GRE a ser visitada será a 9ª, com sede na cidade Cajazeiras, nos dias 15 e 16 de maio. As próximas GREs a serem visitadas são Sousa (10ª), Pombal (13ª) e Catolé do Rocha (8ª).

O projeto Caminhos da Gestão Participativa vem sendo desenvolvido desde 2011 e visa fortalecer as relações institucionais entre a SEE, as GREs e as escolas, por meio da integração dos serviços e divulgação de programas, projetos e ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras.

Confira o calendário de realização do projeto:

PERÍODO GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
09 e 10/05 5ª GRE
15 e 16/05 9ª GRE
16 e 17/05 10ª GRE
23 e 24/05 13ª GRE
22 e 23/05 8ª GRE