Fale Conosco

17 de agosto de 2012

Projeto Caminhos da Gestão Participativa percorre Regionais de Educação



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), já visitou quatro Regionais de Educação com o projeto Caminhos da Gestão Participativa.  A ação, que visa fortalecer as relações institucionais entre a SEE, as Gerências Regionais de Educação (GRE) e as escolas, teve início na segunda-feira (13) na cidade de Guarabira, passou por Itabaiana, Campina Grande e Cuité, levando os serviços e divulgação de programas, projetos e ações da educação com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras, para as 14 GRE. Na próxima semana, serão visitadas as regionais com sede em Monteiro e Princesa Isabel.

O projeto, que faz parte do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação e está na sua segunda edição, é realizado por meio de atendimentos, reuniões e visitas técnicas, com duração de dois dias em cada GRE. Segundo o secretário de Educação, Harrison Targino, o Caminhos da Gestão Participativa visa aproximar cada vez mais a escola, as gerências regionais e a própria Secretaria.

“Temos percebido o envolvimento de gestores e diretores de escolas. Nas regionais já visitadas tivemos a presença dos diretores de escolas dialogando com a Secretaria, com as gerências regionais, com visitas as escolas, conhecendo a realidade específica de cada unidade escolar, de modo a constituirmos um documento situacional das escolas paraibanas, para poder melhor direcionar os recursos públicos da área no Estado”, ressaltou o secretário.

O projeto está sendo executado em quatro momentos: instalação dos trabalhos da SEE na Gerência Regional de Educação, realização de reunião técnica com os gestores das escolas, conselhos escolares e convidados, visita às escolas e reunião na SEE para avaliação e consolidação das informações.

A secretária executiva da Educação, Márcia Lucena, disse que o projeto está tendo a participação excelente dos diretores de escolas. Ela ressaltou a importância das visitas dos gerentes executivos da Secretaria aos estabelecimentos de ensino, visando conhecer a realidade de cada um e orientando sobre a prestação de contas das escolas, conhecendo a estrutura física, material de expediente, mobiliário e realizando reuniões com representantes dos conselhos escolares, compostos por alunos, pais de alunos, professores e funcionários.

Segundo a secretária, as demandas de curto prazo estão sendo resolvidas na hora por cada gerente e pela Secretaria Executiva. Já as pendências de médio e longo prazo estão sendo elencadas por meio de relatórios, com fotos para fazer um diagnóstico e os encaminhamentos para as providências.

Veja abaixo a lista com as datas das visitas a cada GRE:

Período GRE
13 e 14/08 2ª GRE
14 e 15/08 12ª GRE
15 e 16/08 3ª GRE
16 e 17/08 4ª GRE
20 e 21/08 5ª GRE
21 e 22/08 11ª GRE
27/08 1ª GRE (interior)
28/08 14ª GRE
29 e 30/08 6ª GRE
30 e 31/08 7ª GRE
03 e 04/09 9ª GRE
04 e 05/09 10ª GRE
10 e 11/09 13ª GRE
11 e 12/09 8ª GRE