Fale Conosco

26 de fevereiro de 2014

Projeto Caminhos da Gestão Participativa é realizado em Guarabira



Caminhos da Gestão 26 02 2014 Guarabira Diego Nóbrega 21 270x178 - Projeto Caminhos da Gestão Participativa é realizado em GuarabiraGestores escolares, professores e técnicos da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em Guarabira, lotaram o Teatro Municipal Geraldo Alverga, na manhã desta quarta-feira (26), para participar do projeto “Caminhos da Gestão Participativa”. A quarta versão do projeto teve início na segunda-feira (24), na 14ª GRE, em Mamanguape, e percorrerá até junho as 14 Gerências Regionais de Educação do Estado.

A ação conta com a presença da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, e obteve a participação dos diretores, que puderam tirar dúvidas e esclarecer questões relacionadas à parte pedagógica e administrativa das escolas. O projeto faz parte do Plano de Gestão Paraíba faz Educação, com o objetivo de descentralizar as atividades da Secretaria da Educação, levando para as escolas da rede estadual as ações e projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado na Educação. O projeto conta com a presença dos gerentes executivos da SEE e do gerente da regional. Na parte da tarde ocorreram visitas às escolas da 2ª GRE, composta por 64 escolas situadas em 24 municípios.

Caminhos da Gestão 26 02 2014 Guarabira Diego Nóbrega 7 270x178 - Projeto Caminhos da Gestão Participativa é realizado em GuarabiraDe acordo com a diretora da Escola Estadual Monsenmhor Emiliano de Cristo, localizada em Guarabira, Lúcia Ângela dos Santos, essa é uma ação de grande importância. “Com esse projeto temos contato direto com a gestora da Secretaria da Educação e a oportunidade para nos inteirarmos sobre o que está acontecendo também nas outras escolas da rede para maior integração”, afirmou. A diretora ressaltou a importância do gestor como parte principal do processo educacional, tanto no desenvolvimento, como no crescimento da escola.

O diretor da Escola Estadual Odilon Nelson Dantas, da cidade de Cuitegi, Jairo Galdino da Silva, declarou que a iniciativa da Secretaria da Educação em realizar o projeto Caminhos da Gestão Participativa é bastante salutar. “Este é um momento ímpar, para que todos possam falar sobre os problemas da sua escola e encaminhar à Secretaria. É muito importante também a presença da secretária para que possa conhecer a realidade local”, observou Jairo. O gestor destacou ainda o apoio que está recebendo da Secretaria da Educação, que vem realizando mudanças significativas nas escolas.

CdaG. Dir Eny Amorim 26 02 2014 Guarabira Diego Nóbrega 17 270x192 - Projeto Caminhos da Gestão Participativa é realizado em GuarabiraPara a diretora da Escola Estadual Antenor Navarro, de Guarabira, Eny Amorim de Almeida, esse é um momento de estreitar a relação entre a escola e a Secretaria da Educação. “Esse é a oportunidade de trocar experiências entre os colegas gestores escolares, bem como de encontrar soluções para enfrentar os desafios, refletir sobre o processo de gestão, ressaltando o resultado do coletivo”, observou Eny.

O projeto visa também fortalecer as relações institucionais entre a SEE, Gerências Regionais de Educação e escolas, por meio do diálogo, de atendimentos, reuniões, com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras da rede estadual de ensino.

A ação será executada em quatro momentos: instalação dos trabalhos pela Secretaria de Estado da Educação no município sede da GRE; reunião técnica com a equipe gestora das escolas, conselhos escolares e convidados; visitas às escolas e reunião na SEE para avaliação, consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada encontro.

Caminhos da Gestão 26 02 2014 Guarabira Diego Nóbrega 3 270x192 - Projeto Caminhos da Gestão Participativa é realizado em GuarabiraApresentação de vídeo – A secretária Márcia Lucena apresentou em vídeo do informativo lançado pela Secretaria da Educação, divulgando as principais ações do Governo do Estado na área, tais como a distribuição de bicicletas e ônibus escolares, distribuição de tablets com alunos e professores, o resultado dos processos de avaliação onde a Paraíba tem se destacado nos índices e o Pacto pelo Desenvolvimento Social.

A publicação traz também matérias sobre a construção de seis escolas técnicas, a entrega de 11 escolas construídas nesta gestão e a edificação de mais 19, a adesão ao Pacto pelo Ensino Médio, a queda nos índices de analfabetismo, o Programa Vestibular Solidário (PBVest), os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e a oferta de 8 mil vagas no curso de Especialização em Fundamentos da Educação para os professores da rede.

Calendário por GRE:

Período

Gerência Regional de Educação

24, 25 e 26/02

2ª Guarabira e 14ª Mamanguape

17,18 e 19/03

9ª Cajazeiras e 10ª Souza

31/03 e 01,02/04

13ª Pombal e 6ª Patos

14,15 e 16/04

11ª Princesa Isabel e 7ª Itaporanga

28,29 e 30/04

8ª Catolé do Rocha

12,13 e 14/05

5ª Monteiro

19,20 e 21/05

1ª João Pessoa e 12ª Itabaiana

02,03 e 04/06

3ª Campina Grande e 4ª Cuité