João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Caminhos da Gestão Participativa é realizado em Guarabira

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 19:11 - Fotos:  Diego Nóbrega

Gestores escolares, professores e técnicos da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em Guarabira, lotaram o Teatro Municipal Geraldo Alverga, na manhã desta quarta-feira (26), para participar do projeto “Caminhos da Gestão Participativa”. A quarta versão do projeto teve início na segunda-feira (24), na 14ª GRE, em Mamanguape, e percorrerá até junho as 14 Gerências Regionais de Educação do Estado.

A ação conta com a presença da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, e obteve a participação dos diretores, que puderam tirar dúvidas e esclarecer questões relacionadas à parte pedagógica e administrativa das escolas. O projeto faz parte do Plano de Gestão Paraíba faz Educação, com o objetivo de descentralizar as atividades da Secretaria da Educação, levando para as escolas da rede estadual as ações e projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado na Educação. O projeto conta com a presença dos gerentes executivos da SEE e do gerente da regional. Na parte da tarde ocorreram visitas às escolas da 2ª GRE, composta por 64 escolas situadas em 24 municípios.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Monsenmhor Emiliano de Cristo, localizada em Guarabira, Lúcia Ângela dos Santos, essa é uma ação de grande importância. “Com esse projeto temos contato direto com a gestora da Secretaria da Educação e a oportunidade para nos inteirarmos sobre o que está acontecendo também nas outras escolas da rede para maior integração”, afirmou. A diretora ressaltou a importância do gestor como parte principal do processo educacional, tanto no desenvolvimento, como no crescimento da escola.

O diretor da Escola Estadual Odilon Nelson Dantas, da cidade de Cuitegi, Jairo Galdino da Silva, declarou que a iniciativa da Secretaria da Educação em realizar o projeto Caminhos da Gestão Participativa é bastante salutar. “Este é um momento ímpar, para que todos possam falar sobre os problemas da sua escola e encaminhar à Secretaria. É muito importante também a presença da secretária para que possa conhecer a realidade local”, observou Jairo. O gestor destacou ainda o apoio que está recebendo da Secretaria da Educação, que vem realizando mudanças significativas nas escolas.

Para a diretora da Escola Estadual Antenor Navarro, de Guarabira, Eny Amorim de Almeida, esse é um momento de estreitar a relação entre a escola e a Secretaria da Educação. “Esse é a oportunidade de trocar experiências entre os colegas gestores escolares, bem como de encontrar soluções para enfrentar os desafios, refletir sobre o processo de gestão, ressaltando o resultado do coletivo”, observou Eny.

O projeto visa também fortalecer as relações institucionais entre a SEE, Gerências Regionais de Educação e escolas, por meio do diálogo, de atendimentos, reuniões, com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras da rede estadual de ensino.

A ação será executada em quatro momentos: instalação dos trabalhos pela Secretaria de Estado da Educação no município sede da GRE; reunião técnica com a equipe gestora das escolas, conselhos escolares e convidados; visitas às escolas e reunião na SEE para avaliação, consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada encontro.

Apresentação de vídeo – A secretária Márcia Lucena apresentou em vídeo do informativo lançado pela Secretaria da Educação, divulgando as principais ações do Governo do Estado na área, tais como a distribuição de bicicletas e ônibus escolares, distribuição de tablets com alunos e professores, o resultado dos processos de avaliação onde a Paraíba tem se destacado nos índices e o Pacto pelo Desenvolvimento Social.

A publicação traz também matérias sobre a construção de seis escolas técnicas, a entrega de 11 escolas construídas nesta gestão e a edificação de mais 19, a adesão ao Pacto pelo Ensino Médio, a queda nos índices de analfabetismo, o Programa Vestibular Solidário (PBVest), os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e a oferta de 8 mil vagas no curso de Especialização em Fundamentos da Educação para os professores da rede.

Calendário por GRE:

Período

Gerência Regional de Educação

24, 25 e 26/02

2ª Guarabira e 14ª Mamanguape

17,18 e 19/03

9ª Cajazeiras e 10ª Souza

31/03 e 01,02/04

13ª Pombal e 6ª Patos

14,15 e 16/04

11ª Princesa Isabel e 7ª Itaporanga

28,29 e 30/04

8ª Catolé do Rocha

12,13 e 14/05

5ª Monteiro

19,20 e 21/05

1ª João Pessoa e 12ª Itabaiana

02,03 e 04/06

3ª Campina Grande e 4ª Cuité