João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Caminhos da Gestão Participativa continua com reunião na 1ª Gerência Regional de Educação

terça-feira, 26 de março de 2013 - 18:53 - Fotos: 

O projeto Caminhos da Gestão Participativa teve continuidade nesta terça-feira (26) com uma reunião dos gerentes da Secretaria de Estado da Educação (SEE) com técnicos da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE). A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, participou do encontro e destacou a dinâmica do projeto.

“O projeto é composto por quatro momentos. No primeiro visitamos as escolas, agora estamos discutindo a realidade encontrada nas escolas da 1ª GRE com seus técnicos. No próximo momento estaremos nos reunindo com todos os gestores escolares dessas escolas; e, por fim, realizaremos uma reunião na SEE, onde discutiremos os resultados do projeto como um todo”, explicou.

Márcia Lucena destacou ainda a importância do projeto: “Estamos realizando este projeto desde 2011, onde vamos com a equipe da SEE às escolas prestar auxílio, fazer orientações, correções, conversar com professores, diretores e estudantes e esclarecer sobre os projetos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos, bem como orientar na prestação de contas, aquisição de merenda, ou seja, tudo que faz parte da dinâmica da escola, e depois dessas visitas, com esse olhar, nos reunimos com as gerências para passar essas informações, direcionar e otimizar as ações da gerência para que ela chegue nessa ou naquela escola com um olhar mais definido e focado numa necessidade, urgência ou potencialidade”.

O projeto Caminhos da Gestão Participativa teve início no dia 18 de março e já percorreu as 113 escolas da 1ª GRE. Em João Pessoa, serão visitadas escolas estaduais localizadas nos bairros de Anatólia, Bancários, Castelo Branco (I, II e III), Cidade Verde, Mangabeira (I, II, IV e VII), Cristo, Rangel, Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Geisel, José Américo, Valentina, Centro, Ilha do Bispo, Roger, Tambiá, Varadouro, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, João Agripino, Mandacaru, Pedro Gondim, Jardim Treze de Maio, Altiplano, Manaíra, Penha, Tambauzinho, Torre, Costa e Silva, Ernani Sátyro, Funcionários (I, II e III), Grotão, Jardim Planalto, Cruz das Armas e Jaguaribe. Esta semana estão sendo visitadas escolas dos municípios de Santa Rita, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Bayeux, Sobrado, Riachão do Poço, Alhandra, Conde, Pitimbu, Lucena, Caaporã, Sapé e Mari.

Em 2011, quando o projeto teve início, todas as escolas do Sertão do Estado foram visitadas pela equipe da SEE. “Este projeto começou em 2011 e os resultados têm sido extremamente positivos”, explicou Márcia Lucena. O projeto está sendo desenvolvido em forma de atendimentos, reuniões e visitas técnicas, com duração de, aproximadamente, dois dias em cada Regional, e será executado em três momentos: instalação dos trabalhos pela Secretaria de Estado da Educação no Município sede de cada Gerência Regional de Educação – GRE; realização de reunião técnica com o grupo gestor das escolas e conselhos escolares; visitas às escolas e reunião na SEE para avaliação e consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada encontro. A próxima Gerência Regional de Educação a ser visitada é a 12ª, com sede no município de Itabaiana, a partir do dia 10 de abril. 

Confira o calendário de continuação do projeto:

PERÍODO GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
10/04 12ª GRE (Itabaiana)
11 e 12/04 14ª GRE (Mamanguape)
17 e 18/04 4ª GRE (Cuité)
18 e 19/04 2ª GRE (Guarabira)
25 e 26/04 3ª GRE (Campina Grande)
02/05 6ª GRE (Patos)
03/05 7ª GRE (Itaporanga)
04/05 11ª GRE (Princesa Isabel)
09 e 10/05 5ª GRE (Monteiro)
15 e 16/05 9ª GRE (Cajazeiras)
16 e 17/05 10ª GRE (Sousa)
23 e 24/05 13ª GRE (Pombal)
22 e 23/05 8ª GRE (Catolé do Rocha)